Cidadeverde.com

Novos municípios aderem ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Imprimir
Este ano, mais 95 cidades piauienses implantarão o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Ao todo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da coordenação estadual de Atenção Básica, cobre 204 municípios, que são atendidos com as equipes do programa Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal.

Criado com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Nasf consiste na formação de equipes multidisciplinares compostas por profissionais de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria, Nutrição, Acupuntura, Homeopatia, Farmácia, Assistência Social, Fonoaudiologia e Psicologia.

A coordenadora da Atenção Básica da Sesapi, Luciana Sena, explica que, a partir da adesão, os municípios têm um prazo de 90 dias para colocarem as atividades do Núcleo em funcionamento. Ela garante que, com a adesão, o município passa a ter mais independência nos serviços da atenção básica.

“Com a adesão dessas novas cidades a Sesapi atinge quase 100% do Estado, o que melhora, significativamente, o atendimento aos pacientes desses municípios. Agora, basta eles concluírem todos os prazos para, a partir daí, os profissionais de saúde começarem a atuação nas localidades”, pontuou a coordenadora.

Os municípios que aderem ao programa recebem do Ministério da Saúde até R$20 mil mensais por Núcleo em atividade. Luciana adianta que em março próximo, a Sesapi realizará o primeiro seminário de 2014 sobre o Nasf, com o objetivo de levar a importância do projeto e como as atividades devem ser desenvolvidas nesses municípios.

“Esse será um dos primeiros grandes seminários da Sesapi para 2014, já que pretendemos reunir cerca de 500 pessoas da área da saúde pública, que possam discutir, juntamente conosco, as ações da saúde preventivas e como melhorar a infraestrutura de material e equipamentos para os profissionais do Nasf”, explica.

O Nasf foi criado pela Portaria ministerial nº 154, publicada no Diário Oficial da União em janeiro de 2008. Ele é parte do programa Mais Saúde, do Governo Federal, que tem a meta de melhorar o Sistema Único de Saúde.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais