Cidadeverde.com

Setut alerta para colapso no transporte público de Teresina

Em comunicado divulgado à imprensa, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) alerta para a iminência de um colapso no sistema de ônibus coletivos nos próximos dias.
 
Os quase 30 meses sem reajuste na tarifa de ônibus têm trazido sérios problemas às finanças dos empresários que compõe a instituição. “Nossa expectativa é que haja um caos, uma verdadeira quebradeira”, afirmou a assessoria de comunicação do órgão.
 
Com dificuldade em pagar os vencimentos dos funcionários, as empresas têm recorrido a empréstimos para pagar os 13º. A preocupação maior dos dirigentes das empresas é que se aproxima o período de reajuste dos salários das categorias.
 
“Um aumento no valor da passagem está fora de cogitação. Além da falta de estrutura e higiene dos veículos. Quem depende do transporte público já não está satisfeito com o valor fixado em R$2,10”, disse a passageira Rita de Cunha Santos.  
 
O diretor da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Ricardo Freitas, as empresas não querem aumento o tarifário, mas sim apoio do poder público para diminuir o ICMS de itens como pneus e óleo diesel (que teve um aumento de 26% no ano passado).
 
"Teresina tem a passagem de ônibus mais barata do Brasil, mas muitos encontram dificuldades em usar a integração das linhas, que funciona desde março de 2012", disse diretor de comunicação do Setut, Solfiere Silva.

Lucrécio Arrais (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais