Cidadeverde.com

Risco de doenças aumenta para grávidas sedentárias

Imprimir
Praticar exercícios físicos durante os nove meses que antecedem a chegada de uma nova vida pode apresentar benefícios tanto para a futura mamãe quanto para o bebê

A gravidez é uma época que traz muitas dúvidas para as gestantes: o que faz bem, o que a mulher pode fazer, o que não pode, quais cuidados tomar com a saúde, além de toda a rotina médica essencial para que a gestação seja saudável.

Com tantas dúvidas e novas atividades, a prática de exercícios físicos acaba sendo deixada para trás por muitas gestantes. No entanto, especialistas alertam que a prática de exercícios pode trazer muitas vantagens, desde o alívio de desconfortos musculares e articulares até a diminuição das dores do parto.

Segundo o ginecologista e obstetra, Alberto Monteiro Júnior, os exercícios físicos são necessários para uma gravidez saudável. “Dependendo do exercício realizado pela gestante as atividades podem auxiliar na diminuição de lesões esqueléticas, musculares e articulares, reduzindo as dores e melhorando o padrão cardio-respiratório da mulher e preparando para um melhor parto”, explicou.

Entre as melhores atividades recomendadas para esse período estão as feitas na água, como natação e hidroginástica, pois evita as forças gravitacionais, melhora as dores lombares e o inchaço. “Não é necessário a prática diária de atividades físicas, sendo necessário apenas 30 minutos, três vezes por semana”, disse o especialista.

Alberto Júnior acredita que a prática de atividades físicas também diminui o risco do bebê nascer com sobrepeso: “O excesso de glicose no sangue da mãe alimenta o bebê, deixando-o acima do peso. A gestante que mantém a prática de exercícios sensibiliza os receptores de insulina que aumentam a utilização de glicose, mantendo os níveis estáveis”, esclarece. 

O especialista alerta que é recomendável que a gestante tome alguns cuidados. "Ao praticar atividades físicas, deve-se usar roupas leves, evitar altas temperaturas e beber muita água para se hidratar", recomenda.

Vale ressaltar que a indicação médica para diminuir o ritmo, deve ser respeitada pela gestante. “Nem todas as atividades podem ser feitas durante a gestação. Mulheres que estão adaptadas a uma rotina longa de exercícios físicos, devem se adaptar com a condição de estar grávida. Já quem nunca se exercitou pode começar, mas de maneira bem lenta e com mais atenção no primeiro trimestre, em que a gravidez é mais frágil”, pontuou o ginecologista. 

Para as desportistas Alberto Monteiro recomenda que as atividades ditas de impacto devem ser eliminadas, aí incluindo-se todas as lutas esportivas (boxe, judô, karatê e etc) e as de jogos coletivos como futebol, basquete, vôlei e handebol.  



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais