Cidadeverde.com

Em um dia, Teresina registra 34% das chuvas previstas para janeiro

Imprimir
As chuvas que caíram no último domingo (12) em Teresina corresponderam a cerca de 34% da média das precipitações que ocorrem no mês de janeiro. A informação é da meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). Segundo ela, apenas ontem choveu 96,4 mm enquanto a média para o primeiro mês do ano é de cerca de 280 mm. A previsão é que o clima se mantenha semelhante nos próximos dias. 


“Foram chuvas de grande acumulado que durou várias horas por toda a noite. Felizmente os ventos foram mais fracos do que vinha sendo registrado, com 20 quilômetros por hora. Esta semana deve continuar chovendo por todos os dias no final da tarde e início da noite, mas com menor intensidade”, diz a meteorologista. 

Sônia Feitosa explica que há um fenômeno chamado Zona de Convergência Intertropical formando uma faixa de nebulosidade extensa e bem definida na região próxima à linha do Equador, o que provoca as precipitações. “No mês de janeiro é quando mais chove em todo o Piauí, de norte a Sul, sempre com as características de verão, que são as chuvas mais fortes com muitos relâmpagos”, acrescenta. 

O período chuvoso na capital do Piauí deve durar até o mês de maio. 

Estragos
O temporal do domingo causou uma série de transtornos aos teresinenses. Muros e casas desabaram, árvores caíram, ruas ficaram alagadas.


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais