Cidadeverde.com

Espuma verde aparece em praias do Rio

Imprimir
Quem visitou as praias da Zona Sul do Rio nesta quarta-feira (15) de sensação térmica de mais de 40°C se deparou com uma espuma esverdeada pela manhã. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a espuma é causada por floração de alga que se prolifera com o aumento de matéria orgânica na água, e o fenômeno é comum nesta época do ano.


Técnicos foram enviados às praias para coletar amostras. A previsão é que uma avaliação precisa seja divulgada nesta quinta-feira (16). Antes do exame das amostras, o instituto não divulga recomendações aos banhistas sobre se devem mergulhar.

À tarde, a maré já havia levado as algas para longe da orla de Ipanema e Leblon, e as praias ficaram cheias com o calor que faz na cidade. A maior sensação térmica registrada na cidade foi de 41ºC, no Aeroporto do Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio, segundo informou o Sistema Alerta Rio por volta das 16h30. Para as próximas horas, a previsão era de céu claro a parcialmente nublado, com mínima de 21ºC e máxima de 37ºC. 

Manchas

Nas últimas semanas, várias manchas apareceram na orla da cidade, a maioria causada por algas, que se proliferam com o aumento da matéria orgânica na água. Na sexta-feira (10), uma coloração escura foi vista do alto, próximo ao Arpoador. Dias antes, uma espuma amarelada afastou os banhistas e chegou até a areia. Outra mancha, desta vez avermelhada e também causada por algas, apareceu em quase toda a orla da Zona Sul no dia 27 de dezembro.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais