Cidadeverde.com

Sesapi alerta para os riscos de doenças no período chuvoso

Imprimir
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) faz uma alerta para os cuidados que devem ser tomados durante o período de chuvas fortes. O objetivo é evitar o risco de contágio de doenças infectocontagiosas transmitidas pelo contato com a água de áreas com alagamentos, enchentes e transbordamento de esgotos e rios, normalmente, com presença de diversos vírus e bactérias nocivos à saúde humana.

De acordo com o coordenador estadual de Vigilância Ambiental da Sesapi, Inácio Lima, Teresina e cidades do Sul do Estado têm recebido todas as recomendações e os insumos necessários para combater doenças trazidas pelas águas contaminadas, como a Hepatite A, a Febre Tifóide, a Leptospirose, além de possibilitar, também, o surgimento mais frequente de animais peçonhentos.

“Já enviamos para os principais municípios os soros próprios para uso de água para consumo e folhetos informativos para as regionais. Mas, além da responsabilidade do poder público, recomenda-se que a população também tome os cuidados necessários para evitar enfermidades típicas do período chuvoso”, frisou.

Apesar de ainda não ter registrado nenhum caso de Leptospirose no Estado é preciso tomar alguns cuidados para evitar a doença, muito comum nos períodos chuvosos e áreas alagadas. Evitar o trânsito pelas águas de inundação, que podem estar contaminadas, é a principal medida de prevenção. “A Leptospirose é uma doença causada pela bactéria Leptospiro, encontrada na urina dos ratos e espalhada, geralmente, pelas enchentes, quando ocorre maior contato com as pessoas”, explica Inácio.

Para garantir que a água esteja segura para o consumo, o recomendado é fervê-la por, ao menos, um minuto, ou adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. “Os frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, próprios para diluir na água de beber e cozinhar, podem ser encontrados, gratuitamente, nos postos de saúde dos municípios”, destaca o coordenador de Vigilância Ambiental.

Os principais sintomas da Leptospirose são febre alta, dor de cabeça forte, vômito e icterícia (pele com cor amarelada). Os primeiros sinais aparecem de dois dias a semanas após o contato com águas contaminadas. No entanto, algumas pessoas não manifestam sintomas. O serviço médico deve ser procurado a qualquer sinal.

O surgimento de animais peçonhentos também é comum nesse período. Animais como cobras, lacraias e escorpiões procuram abrigo em lugares secos, devido às enchentes. As pessoas devem estar atentas, principalmente, as que moram próximo a áreas verdes e com matagais. Ao ser picado por algum tipo de animal peçonhento, o paciente deve procurar, imediatamente, um hospital.

A Secretaria de Saúde dispõe, ainda, do Centro de Informações Toxológicas (Citox), que conta com toxicologistas para orientar sobre picadas de animais peçonhentos, envenenamento por produtos químicos e plantas. O Citox oferece informações importantes que auxiliam na prevenção e no tratamento, através do 0800 280 3661.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais