Cidadeverde.com

Matizes realiza hoje "Rolezinho Solidário" para doação de sangue

Imprimir
O Grupo Matizes promove, hoje (27), a partir das 11 horas, o “Rolezinho Solidário”, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi). A ação tem a finalidade de aumentar o número de doadores de sangue por conta da redução no estoque das bolsas neste período do ano.

A campanha faz alusão aos encontros marcados por jovens da periferia de São Paulo nos sites de relacionamento e que ganhou adeptos em todo país. No Piauí, entretanto, o Matizes deu uma nova roupagem ao “rolezinho”, promovendo um encontro solidário e tentar aumentar o estoque de sangue do Hemopi.

“Estamos nos solidarizando com quem precisa de doação de sangue. Alguns estoques do Hemopi estão zerados, fazendo com que até cirurgias sejam canceladas”, afirma a coordenadora do Matizes, Carmem Ribeiro, reforçando que ato tem sido amplamente divulgado nas redes sociais.

Marinalva Santana, militante do Grupo Matizes, reforça o convite explicando que, embora o ato aconteça na segunda-feira, as pessoas que não tiverem disponibilidade de horário, podem doar em qualquer outro dia da semana. “O mais importante é ajudar quem está precisando de sangue neste momento”, afirma.

Entre os meses de dezembro e janeiro deste ano, o Hemopi tem sofrido um período crítico com a queda do número de doares. Segundo informações do órgão, a baixa é de mais de 20% do estoque das bolsas de sangue, sendo que alguns estoques estão zerados.

Dados do Hemopi apontam que apenas 1% dos piauienses doa sangue. Diariamente, o órgão recebe cerca de 150 bolsas de sangue. No entanto, nesta época do ano, o número de doadores reduz significativamente.

Nosso sangue pela igualdade
O “Rolezinho Solidário” do Matizes quer, também, chamar atenção da sociedade e do Poder Público para a campanha nacional “Nosso Sangue Pela Igualdade”, que luta contra a portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe homens gays e bissexuais de doarem sangue.

Idealizada em 2010, a campanha é fruto de uma luta que o Matizes trava desde 2006, quando provocou o Ministério Público Federal a ajuizar uma ação civil pública questionando a restrição da Anvisa. 

Nesse período, o Grupo Matizes já realizou quatro campanhas de doação de sangue no Hemopi e conseguiu duas reuniões com presidentes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na busca de apoio e de sensibilização para a causa. 

A campanha “Nosso Sangue Pela Igualdade” já recebeu  moção de apoio da Assembleia Legislativa do Piauí e conta, ainda, com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) , da Liga Brasileira de Lésbicas, dentre os outros órgãos e entidades.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais