Cidadeverde.com

Após denúncia de lixo, empresa será multada e comerciantes notificados

Imprimir
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdhu) enviou nota de esclarecimento sobre o acúmulo de lixo localizado há apenas uma quadra da sede da Superintendência de Desenvolvimento Urbano - Leste (SDU), entre dois grandes restaurantes na avenida João XXIII, denunciados na internet. 


De acordo com a Semdhu, a coleta de resíduos domiciliares é realizada por meio de uma empresa terceirizada, a Sustentare Serviços Ambientais S/A. O serviço é feito três vezes por semana em dias alternados. A Semdhu disse que vai penalizar a Sustentare e notificar os estabelecimentos comerciais depois que técnicos foram ao local e constataram as irregularidades.  

Veja matéria:

A Secretaria informa que no local em questão a coleta acontece na segunda, quarta e sexta-feira, sendo que em outras áreas é realizada na terça, quinta e sábado. Só no Centro comercial e no bairro Morada Nova a coleta é diária.


Ainda sobre a denúncia citada, a Semdhu, no intuito de verificar o caso, encaminhou fiscais ao local, que constataram as seguintes irregularidades: por parte dos estabelecimentos comerciais que depositam os resíduos em depósitos que estão em desconformidade ao que diz a Lei n°3.608/2007 do Código de Postura do Município e depositam o lixo fora das lixeiras existentes e em horários diferentes aos da coleta; em relação à Empresa Sustentare foi identificado o recolhimento parcial dos resíduos.

Assim, a Prefeitura adotará penalidades à Empresa Sustentare Serviços Ambientais S/A e notificará os estabelecimentos comerciais, sendo dado um prazo de 30 dias para que possam se adequar a lei.


A Semdhu ressaltar que a Prefeitura de Teresina cumpre rigorosamente seu papel de fiscalização do serviço de coleta de lixo e que por diversas vezes já aplicou multa à Empresa Sustentare, chegando ao montante de R$ 250 mil por atraso e deficiência no sistema de coleta de resíduos domiciliares. Outra providência tomada recentemente foi a implantação do monitoramento via GPS da frota de coleta visando uma melhor fiscalização e garantindo assim a qualidade dos serviços prestados.



Da redação 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais