Cidadeverde.com

Paradas: Teresina precisa de mil novas; arquiteta apresenta modelos

O teresinense convive diariamente com a falta de paradas de ônibus. Segundo levantamento recente, mais de mil novas seriam necessárias para suprir a necessidade. Um grupo coordenado pela arquiteta Alcília Afonso está finalizando os modelos que deverão ser apresentados ao prefeito Firmino Filho na próxima semana. 


Serão seis tipos diferentes. Segundo a arquiteta, serão levados em consideração o clima, o tipo de via e o tipo de calçada em que será instalada. Alcília adianta que não há como padronizar. "As calçadas variam muito de dimensões e também levamos em consideração as vias. Algumas são avenidas, outras são ruas. Em cima disso a gente está projetando uma para cada caso. Outro fator é o clima. Em Teresina, ou chove muito ou faz muito calor. A gente está projetando com materiais sustentáveis", explica.

Entre os materiais estão telhas termoacústicas e até o uso de plantas trepadeiras, para fechar o ambiente minimizando os efeitos do calor. 

Essas novas paradas de ônibus serão instaladas somente onde não há estrutura. As já existentes, de concreto ou de metal, não serão demolidas. 

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais