Cidadeverde.com

Ator que fez o Spock diz ter doença grave

Imprimir
O ator americano Leonard Nimoy, de 82 anos, conhecido pelo papel de Spock em "Jornada nas estrelas", revelou que tem uma grave doença no pulmão. "Parei de fumar 30 anos atrás. Não cedo o suficiente. Eu tenho COPD [doença pulmonar obstrutiva crônica]. O vovô aqui diz pare agora!", escreveu em sua conta oficial no Twitter na semana passada.


Ao final da mensagem, como é comum em todos os seus posts na rede social, ele se despede com a sigla LLAP, que significa Live Long and Prosper ("Vida e longa e próspera", saudação tadicional de "Jornada nas 

A enfermidade de que Nimoy sofre – conhecida no Brasil como DPOC – tem forte relação com o fumo. Ela é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.

Nesta quinta-feira (6), o ator voltou a usar o Twitter para informar sobre seu estado de saúde atual. "Fumantes, por favor, entendam. Se você parar depois de ser diagnosticado com problema no pulmão, é muito tarde. O vovô aqui diz 'aprenda minha lição'. Pare agora", disse. E completou: "Eu estou OK. Apenas não posso andar muito. Amo minha vida, família, amigos e seguidores. Vida longa e próspera".

Na quarta, o site do  "Daily Mail" divulgou imagens em que Nimoy aparece numa cadeira de rodas. De acordo com o tabloide britânico, as imagens foram feitas no mês passado.

O trabalho mais recente dele como Spock é "Além da escuridão: Star Trek" (2013), segundo longa da franquia desde a retomada com "Star Trek" (2009), sob direção de J.J. Abrams.

Caubói

No último dia 10 de janeiro o ator Eric Lawson, um dos caubóis das propagandas da marca de cigarros Marlboro na década de 1970, morreu por causa da mesma doença que Leonard Nimoy revelou ter.

Lawson tinha 72 anos e fumava desde os 14, infrmou na época o jornal britânico “The Telegraph”. Segundo sua mulher, Susan Lawson, mesmo após saber da enfermidade, o ator não conseguiu parar com o vício. "Ele sabia que os cigarros tinham um poder sobre ele. Ele sabia, mas não conseguia parar", disse ela ao anunciar a morte.

Assim como outros problemas pulmonares, tem forte relação com o tabagismo. Outros fatores de risco são o excesso de poeira, de poluição e de exposição passiva à fumaça do cigarro.

Outros dois modelos da Marlboro morreram por problemas relacionados ao tabaco. Wayne McLaren, que interpretou o famoso cowboy na década de 70, morreu em 1992 após desenvolver câncer no pulmão, doença que matou também, em 1995, David McLean, que atuou nos anos 60.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais