Cidadeverde.com

Viveiros distribuíram 55 mil mudas em 10 meses em Teresina

Imprimir
Os teresinenses podem fazer a solicitação de mudas de árvores nativas e frutíferas nos viveiros de mudas da Prefeitura de Teresina. São três viveiros espalhados pela cidade, na zona Norte, Sul e Leste, onde qualquer pessoa pode solicitar uma muda para plantar em suas casas ou em sítios de forma gratuita.

Até agora, segundo relatório do Comitê de Arborização da capital, no período de 4 de abril a 01 de fevereiro, 55.876 mudas foram distribuídas pela cidade. Ao todo, foram 629 em transplantio e plantio de 4.170 mudas plantadas. Além disso, outras 22.178 mudas foram distribuídas de forma gerenciada e 23.557 doadas de forma gerenciada na capital. Distribuição de mudas através de parcerias com outros municípios totalizou 5.342.

Os viveiros estão localizados no Parque Ambiental do Mocambinho, zona Norte, na Avenida Raul Lopes, próximo à cabeceira da Ponte da Primavera, zona Leste, e ainda no Km 7, zona Sul da capital. 

Os viveiros de mudas possuem capacidade de produção anual de 100 mil mudas. “Lá plantamos mudas de árvores nativas e frutíferas. Qualquer pessoa pode se dirigir lá e solicitar uma muda. Temos técnicos capacitados para orientar a população sobre que tipo de muda se adequa melhor ao ambiente e que cuidados devem acontecer para que a árvore nasça forte”, explicou Clóvis Júnior, coordenador de arborização da capital.

Os viveiros de mudas funcionam até as 13h30, distribuindo mudas de caneleiro, ipê, oiti, Gonçalo Alves, atas, goiaba, manga, caju, entre outras. “Com os viveiros de mudas queremos ampliar as áreas verdes da capital. Iniciamos um projeto de rearborização replantando árvores que haviam morrido devido a falta de chuvas, mas também distribuindo plantas por meio dos viveiros. A nossa meta é plantar 300 mil árvores em Teresina até 2016”, adiantou o coordenador.

Clóvis Júnior comentou ainda que essa é uma fase boa para iniciar uma plantação de uma árvore na capital, devido ao início do período chuvoso. “As chuvas estão começando e essa é uma época ideal para plantar. Nessa época, intensificamos a produção. Qualquer pessoa pode se dirigir a um viveiro e solicitar uma muda. Estamos atendendo também as solicitações das instituições, que nos solicita parceria para que sejam doadas mudas para os projetos. Fazemos assim com escolas e demais instituições, sejam públicas ou privadas”, comentou o coordenador. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais