Cidadeverde.com

Deputado pede ação do Procon e diz que bancos descumprem lei no PI

Imprimir
O deputado Gessivaldo Isaías (PRB) cobrou nesta quarta (26), durante a sessão na Assembleia Legislativa, que o Procon, órgão de defesa do consumidor, investigue o descumprimento da Lei 6.190/2012. Segundo ele, a lei está sancionada há mais de um ano e os bancos nunca se adaptaram para disponibilizarem os guarda-volumes exigidos.

Gessivaldo considera uma afronta das instituições financeiras, já que acumulam lucros e se negam a fazer os investimentos obrigatórios pela legislação estadual.


"Estou muito triste porque não sei se é vista grossa porque não se cumpre a lei. Conversei com a coordenação do Procon e provoquei que seja feita uma fiscalização. Acredito que não podemos cruzar os braços. O guarda-volumes vai dar mais segurança tanto para a agência como para as pessoas que frequentam", disse.

Em seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou que somente o banco Santander adaptou quase todas as suas agências. "Se tem um banco que fez porque os outros não podem fazer? Porque lucro tem muito. Quantas senhoras não passam por constrangimento porque quando a porta giratória trava o segurança manda as senhoras abrirem a bolsa", afirmou.

Gessivaldo pediu que os consumidores também efetivem denúncias no Procon para que o órgão seja provocado a multar. "A multa pode chegar a R$ 100 mil e doendo no bolso pode ser que os bancos cumpram a lei", disse.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais