Cidadeverde.com

OAB solicita mudança imediata dos cartórios para Fórum Central

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, se reuniu com a presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Desembargadora Eulália Pinheiro, e representantes dos Cartórios de Teresina para tratar sobre a mudança dos Cartórios para o Fórum Central. Também participaram da reunião, o secretário geral da OAB-PI, Sebastião Rodrigues, e o presidente da Comissão de Relacionamento com o Poder Judiciário, Sigifroi Moreno.

O presidente Willian Guimarães expôs as dificuldades pelas quais os advogados e a sociedade como um todo passam com a ausência dos cartórios no prédio do Fórum, e que é necessário chegar a um consenso entre as partes. “A OAB-PI deseja contribuir nesse diálogo para que todos sejamos beneficiados e possamos oferecer uma melhor prestação jurisdicional. Sabemos do interesse de os Cartórios virem e precisamos resolver todos os imbróglios existentes”, comentou o presidente.

Durante a reunião, as representantes dos Cartórios expuseram que a única dificuldade em relação à mudança para o prédio do Fórum Central é o valor cobrado pelo Tribunal de Justiça, como taxa para a utilização das salas. Segundo elas, os Cartórios não teriam recursos suficientes para manter o valor solicitado. 

O Tribunal de Justiça informou que o custo cobrado envolve móveis, energia, segurança, água e o preço de mercado do imóvel, e que toda avaliação de custos é feita pelo setor de engenharia do Tribunal. Ainda assim, o TJPI está disposto a uma negociação para que seja bom para ambas as partes.

A desembargadora Eulália Pinheiro informou que aguardará o requerimento por escrito da contraproposta das representantes dos Cartórios, mas que em breve a mudança para o prédio do Fórum será autorizada.

Durante a reunião, a Desembargadora informou que a instalação das Varas Cíveis já anteriormente solicitadas pela OAB-PI acontecerá durante o mês de março, dia 14 em Oeiras, dia 18 em Teresina, e dia 21 em Campo Maior.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais