Cidadeverde.com

30 anos: Cineas Santos lança nova edição do "ABC da Ecologia"

Imprimir
Comemorando 30 anos de publicação, o folheto "ABC da Ecologia", de autoria do professor Cineas Santos ganha uma nova roupagem e será relançado no final do mês de março.

Em 1983, segundo Cineas, a palavra ecologia causava certa estranheza e motivado por isso ele lançou o folheto. 


A primeira edição e o lançamento da nova versão do folheto

"Desde 1976 já lutávamos pela preservação. Neste ano fizemos um show no Theatro 4 de Setembro denominado Cenas Piauienses- O Rio, onde denunciávamos através de músicas e poesias o tratamento dispensado no rio Parnaíba. Em 1981 fizemos um manifesto ecológico na praça Pedro II, com apoio de professores e estudantes. Publiquei o folheto ABC da Ecologia, em 1983, com capa de Fernando Costa, para difundir, no meio estudantil, ideias preservacionistas", conta.  

A publicação traz um verbete sobre um animal ameaçado de extinção acompanhando cada estrofe do cordel. Apesar de estar "mais elegante" o autor afirma que a essência do livro não mudou.

"Esse verbete é a grande novidade. Além do caráter poético tem caráter cientifico e didático. Cada letra tem um bicho, por exemplo a letra "A" tem a ararinha azul, que está extinta -só há 70 exemplares dela em cativeiro, não há na mata- e vai até o zabelê, que, pelo menos no Piauí não existe mais", relata.

Com ilustrações de Carlitos Pinheiro, esta é a sexta edição e será publicada pela editora IMEPH, do Ceará. Vale lembrar que a última edição lançada foi feita em forma de calendário pelo IBAMA.

Cida Cardoso (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais