Cidadeverde.com

Lixões do PI são mapeados através da identificação de catadores

Imprimir
A situação dos aterros e lixões em municípios piauienses está sendo diagnosticada através da identificação dos catadores de materiais reutilizáveis. Inicialmente, das 224 cidades do estado, 96 serão mapeadas e beneficiadas com o programa de resíduos sólidos, agora intitulado como Pró-Catador.


O diagnóstico teve início nesta quarta-feira (12) por equipes comandadas pela Coordenadora Estadual do Pró-Catador Janaínna Portela, e o representante da Universidade Patativa do Assaré, Silvio Pinto, instituição executora do programa.

A meta das equipes é mapear todos os municípios do Estado até o final do mês de março. 


Nesta primeira etapa, a situação dos catadores e catadoras será levantada através de questionário socioeconômico que identificará a faixa etária, nível de escolaridade, renda familiar e condições básicas de moradia.  Novos catadores e catadoras também deverão ser inseridas no projeto.

A localização dos aterros e lixões será feita através de informações obtidas nos municípios mapeados, onde os técnicos irão coletar coordenadas do local com auxílio de equipamento GPS, para determinar a área ocupada (medição de perímetro), os principais tipos de resíduos depositados, entre outros. 

"Após o mapeamento, terá início a capacitação para agentes de desenvolvimento e economia solidária. Os catadores e catadoras receberão assessoria técnica especializada nas áreas de meio ambiente, gestão de negócios e jurídica com palestras e distribuição de material contendo informações básicas e de grande necessidade para o passo a passo na construção e implantação das cooperativas”, esclarece a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia.


Programa Pró-Catador

O Programa Pró-Catador, realizado no Piauí através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), é voltado ao apoio e fomento à organização produtiva dos catadores de resíduos, à melhoria das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica e à expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem por meio da atuação desse segmento. Ao final do projeto, cerca de 300 empreendimentos serão gerados e um total de 15 mil pessoas serão beneficiadas.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais