Cidadeverde.com

FMS prorroga vacina do sarampo; 77% não foram imunizados

Imprimir
A Fundação Municipal de Saúde prorrogou o prazo para vacinação contra o sarampo em Teresina por conta da baixa procura pelas doses. Em um mês de campanha, mais de 77% das crianças deixaram de ser vacinadas. 

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a campanha foi prorrogada até o dia 28. "A taxa de vacinação tem sido baixa. O sarampo é uma doença extremamente contagiosa porque se transmite através da fala, do espirro e da tosse. Ela baixa muito a imunidade da criança podendo levar a complicações, como otite, meningite, pneumonia", explica. 



Os sintomas da doença são febre alta, coriza, olhos vermelhos e depois de quatro dias aparecem as manchas vermelhas no pescoço e se espalham pelo corpo. 

O calendário nacional prevê que a criança receba a primeira dose ao completar um ano e depois um reforço aos 15 meses. Porém, 43% dos casos ocorridos no surto do Ceará desde o final do ano passado foram em crianças com menos de um ano. Por isso, a determinação do Ministério da Saúde é que essa dose emergencial seja aplicada em crianças a partir dos seis meses de idade.

Amariles lembra ainda que mesmo as crianças que já tenham sido imunizadas precisam receber a nova dose nesta campanha. 

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais