Cidadeverde.com

Cajuína Trekking leva centenas de enduristas para a Floresta dos Palmares

Imprimir
Uma trupe dividida em grupos de três e quatro pessoas. Equipamentos à mão, como cronômetro ou relógio de pulso, calculadora, um mapa ou planilha, uma prancheta, caneta e alguns ainda utilizam um computador de bordo. Depois, um boné, roupas leves, um bom tênis ou bota, mochila porta água e lá vão eles adentrando a mata. É o que os apaixonados pelo enduro a pé utilizam para caminhar regulando tempo e velocidade das passadas. O esporte que voltou com muita energia no Piauí, com o Cajuína Trekking, um campeonato que contará com cinco etapas até o final do ano. A abertura aconteceu neste domingo (16), na Floresta Nacional dos Palmares, a 23 km ao norte de Teresina, um lugar incrível, onde a natureza e o clima quente e úmido deixaram os competidores extasiados.


Trechos técnicos e algumas dificuldades, como subir e descer trilhas cercadas de árvores nativas, com pedras e lama escorregadia, resultados das fortes chuvas que caem no Piauí, tornaram a prova mais emocionante e cheia de obstáculos. Participaram 130 competidores divididos nas categorias graduado, com 11,7 quilômetros de percurso e turismo, sendo nove equipes graduadas e 26 na Turismo, esta que teve oito quilômetros de percurso. Algumas equipes ainda buscando uma afinidade com a planilha da prova se perdeu pelo circuito, mas tudo deu certo no final e houve muita comemoração na premiação, no Gran Hotel Arrey, ainda na noite chuvosa deste domingo.


Os campeões da categoria Graduado, para os que buscam maior competitividade, foram os amigos de Teresina Lucas Gaze, Antonio Marques, Marcos Vale e Sâmi Kelson, da equipe Pisa Forte. Estratégia e experiência foram os fatores que tornaram o quarteto o mais regular da etapa. “Nós praticamos enduro desde 2007 e já vencemos vários campeonatos. O diferencial de nossa equipe é que dividimos bem as tarefas todos têm uma função importante e especifica do durante a prova, além dos treinamentos. Na nossa equipe, um faz a marcação do tempo, outro faz o controle da velocidade, outro a identificação das referências e o último faz a contagem de passos. Estamos em intensa comunicação durante toda a prova. Foi muito boa essa etapa”, disse Lucas Gaze, que ainda faz trilha de bicicleta com os amigos.


Os campeões da Turismo foram Os Mambira, equipe formada pelos atletas Mário, César e Mauren. Já a equipe Pés Rapadus curtiu muito a estreia no esporte. Formada pelas irmãs Ives e Djane Brito, José Silva (esposo de Ives) e pelo amigo em comum Érico Freitas, até que eles tiveram um bom desempenho, ficando na 10ª colocação da Turismo. “A gente curte ciclismo e queria experimentar agora o enduro a pé. Se a gente gostar, vai até o final do campeonato”, disse Djane.


A equipe graduada Fator de Passo conquistou a 2ª colocação na etapa. Com boa experiência em provas de enduro a pé e outros esportes, como ciclismo e enduros de moto e carro, o trio formado pelos amigos José Fortes, Márcio Braz Filho e Edi Borges mandou bem. “O que determina você cumprir todo percurso dessa prova no tempo determinado é a capacidade de mensurar tempo e distância porque só medindo esses dois fatores é que você terá a certeza que estará no caminho certo e cumprindo o horário e velocidade que manda a planilha”, explicou Márcio Filho.

Participantes experientes participaram, como ‘Os Tremembés’, que estão há quase seis anos praticando o esporte e têm na formação os amigos Germano de Morais, cirurgião de cabeça e pescoço, Allisson Sobral, servidor público e Kleiton Marinho, repórter fotográfico. “A gente gosta pelo contato com a natureza, os amigos, é um esporte saudável e agradável, não tem rivalidade, para vencer depende de você mesmo e tem que ter preparo físico mínimo”, disse o médico Germano, afirmando que adorou a prova. “Trilhas excelentes”, destacou.


RESULTADO DO CAJUÍNA TREKKING – ENDURO A PÉ
1ª ETAPA – FLORESTA NACIONAL DOS PALMARES

CATEGORIA GRADUADO
1º - Marcus \ Lucas Gaze \ Antonio – Equipe PISA FORTE – 621 pontos
2º - Fortes \ Marcio \ Edi Borges – Equipe FATOR DE PASSO – 789 pontos
3º - Rosalvo \ Leirson\ Flavio – Equipe FORÇA E AÇÃO – 791 pontos
4º - Isaías\ Manoel\ Adoniel \ Diego – Equipe ALTA AVENTURA - OS NÔMADES – 930 pontos
5º - Germano \ Kleiton\ Allisson – Equipe OS TREMEMBÉS – 1229 pontos 

CATEGORIA TURISMO
1º - Mario \ Cesar \ Mauren – Equipe OS MAMBIRA – 2655 pontos
2º - Elza \ Rita\ Ariany \ Tafa – Equipe WM RANCING – 2980 pontos
3º - Francisco \ Padua \ Edson \ Ricardo – Equipe BALA DE BORRACHA – 4092 pontos
4º - João \ Ennia\ Lívio \ Aimberê – Equipe HERÓIS DA PÁTRIA – 4192 pontos
5º - Jharddell \ Marcos \ Henrique – Equipe O+ – 4245 pontos

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais