Cidadeverde.com

Teresina receberá primeira mostra internacional de cinema

Imprimir
A capital do Piauí está prestes a hospedar sua primeira mostra internacional de cinema, a Parada de Abril. A mostra terá exibição de produções nacionais e internacionais que retratam a sociedade da exclusão, expressão urbana e a luta de transgênero no século XXI. A programação do festival inclui oficinas, workshops, intervenções, bate papos, video mapping e apresentações musicais. O evento acontecerá de 9 a 12 de abril, no Teatro do Boi, zona Norte da capital.
Durante a mostra, público terá a oportunidade de conferir produções celebradas do cinema independente brasileiro no momento em que o país se reformula em uma nova geração do audiovisual. A agenda da Parada de Abril prevê uma sessão paralela de curtas internacionais de vários países, realizados pela Escuela Internacional de de Cine y Televisión, de Cuba.

As produções, inéditas no circuito comercial, incluem os filmes nacionais Quem Tem Medo de Cris Negão (SP), Cidade Cinza (SP), Kátia (PI/RJ), Em Trânsito (PE), Cores (SP), O Muro (PE), Pinta (BA), Lugar Pra Ficar em Pé (PI/SP) e os internacionais Compacta y Revolucionaria (Portugal), Perros (Colômbia), MAYA (Colômbia) e El Cartero (Portugal).

A Coordenadora de Audiovisual do Pernambuco, Carla Francinne, comandará um workshop sobre produção e financiamento do cinema autônomo. O roteiro da Parada de Abril ainda englobará oficinas de pixelation, stop motion e montagem cinematográfica; video instalações, apresentação de DJs e das bandas Alcaçuz, Trincado, Tambor de Crioula e Two Works. Além da programação, as instalações do Teatro do Boi, localizado no bairro Matadouro, receberão intervenções de live cinema e video mapping.

"Teresina está aderindo a um movimento nacional que reflete a retomada do cinema contemporâneo. A mostra celebra o momento atual do cinema e pretende democratizar o acesso do público ao evento, que acompanhará de perto o trabalho da nova safra de diretores brasileiros e estrangeiros”, destaca a jornalista Tassia Araujo, idealizadora do projeto. A programação da mostra é inteiramente gratuita e iniciará a partir das 14 horas. 


Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais