Cidadeverde.com

Dupla cria cerveja com gosto de chocolate

Imprimir
Dois apaixonados por cerveja em Santos, no litoral de São Paulo, decidiram criar, dentro da própria casa, uma bebida com sabor e aroma diferente para comemorar a Páscoa. O arquiteto de soluções em TI Edwar Fonseca, de 40 anos, e o analista de custos Rodrigo Brudzinski, de 39, desenvolveram cervejas com sabor de chocolate para celebrar a data.


A bebida foi testada várias vezes até que, finalmente, a dupla conseguiu chegar no sabor desejado. "Algumas pessoas podem pensar que derretemos uma barra de chocolate e jogamos na panela, mas não é assim que funciona. Existe um malte específico, que traz um aroma próximo ao do chocolate. E para deixar o gosto ainda mais próximo, tem a adição do cacau no processo. É um processo que envolve o paladar e o olfato. Quem fechar os olhos e experimentar, vai ter certeza que está bebendo uma cerveja feita com chocolate", explica.

Edwar, um dos resposáveis pela Confraria Santista de Cerveja (CONSCERVA), foi quem teve a ideia de começar a fazer cervejas em casa. "Eu fiquei sabendo de um curso sobre cervejas artesanais em São Paulo. Após a conclusão do curso, comprei toda a aparelhagem e já comecei a produzir junto com um amigo. Em 2010, logo após romper com o meu colega, conheci o Rodrigo. Hoje temos a CONSCERVA e até oferecemos cursos de produção artesanal de cerveja", conta.

Rodrigo, que é natural de Curitiba, chegou a Santos em 2010. Ele explica que não é muito caro começar a fazer cerveja em casa. "Uma pessoa pode começar a fazer cerveja caseira com R$ 600", diz.


Segundo os cervejeiros, o processo completo de produção de uma cerveja caseira leva em torno de um mês. "Já fizemos algumas experiências com manjericão, licor de café, coentro, limão siciliano, entre outros ingredientes. Até cerveja com malte defumado já fizemos. É algo combinado com bacon. Se você experimentar com uma feijoada, é uma combinação perfeita", garante.

Crescimento

Edwar afirma que a produção de cerveja caseira vem crescendo. "Esse interesse pela cervejas especiais cresceu no mundo inteiro há decadas. Com mais força no Brasil, por conta da globalização. Por causa do empreendorismo do brasileiro, começou a se criar uma rede de cervejeiros que produziam sua própria cerveja, em casa. Com a informação difundida, esse segmento se estabeleceu. Podemos citar como exemplo a cervejaria Bode Brown, de Curitiba, que também produz cerveja de chocolate. Nos inspiramos muito neles", conta.

Para Rodrigo, alguns impostos impendem o crescimento da área. "A tributação é praticamente a mesma, independente se o cervejeiro é artesanal ou industrial. Existem outros fatores também que atrapalham um pouco o crescimento de cervejas artesanais para comércio, mas creio que o valor tributário seja o grande empecilho", finaliza.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais