Cidadeverde.com

Arsete discute poluição dos rios Poti e Parnaíba com órgãos

Imprimir
A Agência Municipal de Regulação de serviços Públicos de Teresina reuniu representantes de diversas instituições para discutir mecanismos que possibilitem a redução da poluição dos rios Parnaíba e Poti. A Arsete integra um Grupo de Trabalho que foi criado para tentar por fim aos problemas relacionados à limpeza dos rios.

O grupo de trabalho é composto ainda pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e Agespisa. O grupo foi criado com o objetivo de apresentar alternativas para promover a redução da poluição nos rios em cumprimento ao que determina o termo de ajustamento de conduta que visa eliminar o lançamento de esgotos sanitários “in natura” nos mananciais subterrâneos e de superfície.

Segundo o secretário da Arsete, Paulo de Tarso Vilarinho, foi feito um levantamento e fiscalização do número de ligações que depositam dejetos nos rios, bem como das condições das estações elevatórias de esgotos de Teresina e solicitadas algumas providências. “Esse levantamento foi concluído e a Agespisa vai começar a executar as ligações, fornecendo assessoria técnica para esses consumidores e ainda financiar as ligações para aqueles consumidores que não possuem condições financeiras”, explicou.

Durante a reunião, a Agespisa informou que está realizando um amplo levantamento de atualização cadastral para identificar as condições operacionais do Sistema de Esgotamento Sanitário de Teresina, para localizar ao longo da rede coletora de esgoto, na extensão de 250 Km, em onze bairros, os imóveis com ligações interligadas, não interligadas, factíveis e não factíveis, para em etapa posterior promover a interligação dos imóveis que tem a rede coletora disponível mas não estão ligados à mesma.

Também foi apresentado um anteprojeto para monitoramento dos Rios Parnaíba e Poti com realização conjunta de coleta e análise laboratorial das amostras da água bruta ao logo dos rios Parnaíba e Poti, em Teresina, envolvendo Agespisa, Arsete, Semae, UFPI, Seman, Corpo de Bombeiros.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais