Cidadeverde.com

Sindicatos fazem protesto pelo Dia do Trabalhador na capital

A Central Sindical e Popular realizará um ato público nesta quarta feira (30) pelo Dia Internacional do Trabalho. A entidade convocou sindicatos, entidades populares, movimento estudantil e ativistas para o ato, que acontecerá às 16h, na Praça do Fripisa, centro de Teresina. 

Devem participar da manifestação servidores públicos, trabalhadores rurais, professores, carteiros, agentes de saúde, vigilantes, bancários, rodoviários, comerciários, trabalhadores terceirizados, da construção civil, estudantes, dentre outras categorias profissionais, além de movimento de mulheres, de negros e GLBTs.

“É um momento importante, de unidade de diversas categorias, para lutar em torno de um objetivo comum: a defesa de direitos à educação, saúde, moradia, por melhores salários, contra a exploração, por reforma agrária e contra a criminalização dos movimentos sociais, dentre outros temas”, afirma o presidente da Associação dos Docentes da Uespi, Daniel Solon, da executiva estadual da CSP Conlutas/Piauí.

Segundo Daniel Solon, as atividades em torno Dia do Trabalhador não devem ser encaradas como de festa, mas de mobilizações. “Até hoje, direitos básicos como o de livre organização sindical são atacados pelos governos e patrões. Em Teresina, por exemplo, o Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina, vem sendo atacado pelo prefeito Firmino Filho, que não repassou os descontos sindicais dos associados à entidade. Isso faz parte do processo de criminalização das lutas sociais que vem sendo tocado pelo governo Dilma, dentre outros”, afirma.

Na pauta dos protestos está os repasses de verbas para a realização da Copa do Mundo em detrimento das verbas para a educação, suspensão imediata dos pagamentos das dívidas externa e interna, fim do arrocho salarial, respeito aos direitos dos trabalhadores e agricultores, fim das privatizações, além do fim dos atos de racismo, machismo e homofobia.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais