Cidadeverde.com

Dia Mundial de Combate à Homofobia terá programação

Imprimir
Exibição de filmes, debates e um ato de cidadania em praça pública marcarão as comemorações que o Grupo Matizes preparou para celebrar do Dia Mundial de Combate à Homofobia. As atividades começam amanhã (14) e seguem até sexta-feira (16).

De acordo com a coordenadora geral do Matizes, Carmem Ribeiro, a finalidade do grupo é dialogar com a sociedade sobre as questões relacionadas à violência homofóbica. “Há seis anos, realizamos este ato com o objetivo de cobrar políticas públicas para as minorias, denunciar a violência e reafirmar nossa condição de sujeitos de direitos”, destaca Carmem.

 Nesta quarta-feira (14), às 18 horas, haverá a exibição do filme “Milk” para estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (Facime), da Universidade Estadual do Piauí. Na quinta-feira (15), também às 18 horas, haverá o debate “A Homofobia faz mal à saúde”, no Centro de Formação São Camilo.

O ato público “Cidadania: o melhor remédio contra a homofobia” encerra a programação. A atividade acontecerá sexta-feira (16), a partir das 9 horas, na Praça João Luis Ferreira, centro de Teresina. Durante o ato, haverá prestação de vários serviços gratuitos.

De acordo com a coordenadora de Assuntos Institucionais do Matizes, Marinalva Santana, o apoio que os órgãos públicos têm dado às atividades são fundamentais e demonstram que a luta contra a homofobia e a violência contra a população LGBT é de toda a sociedade.
 
Sobre o Dia Mundial de Combate à Homofobia

Entre os anos de 1948 e 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificava a homossexualidade como um transtorno mental. Neste período, usava-se o termo “homossexualismo” para referir-se à orientação sexual de uma pessoa. Vale ressaltar que o sufixo “ismo” significa “doença”, uma “patologia”.

Em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da OMS aprovou e oficializou a retirada do Código 302.0 (homossexualismo) da CID (Classificação Internacional de Doenças), e declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”.

A partir de então, o movimento LGBT mundial tem priorizado a propagação do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. O dia 17 de maio tornou-se uma data simbólica e histórica e incentiva a promoção de atos de conscientização em várias países, com a finalidade de combater a homofobia e evitar a violência e crimes cometidos contra a população LGBT.

 
Programação

 
14 de maio 2014

18h - Cine Sex - Exibição do filme "Milk" (debate após a exibição) - Local: Faculdade de Ciências Médicas – FACIME, centro de Teresina. Público-alvo: estudantes da área de saúde da UESPI.

15 de maio de 2014

18h - Debate: A homofobia faz mal à saúde - Local: Centro de Formação Profissional São Camilo, centro de Teresina. Público-alvo: estudantes da área de Enfermagem da Escola São Camilo.

16 de maio de 2014

9h - Ato "Cidadania: o melhor remédio contra a homofobia” - Local: Praça João Luiz Ferreira, centro de Teresina. Público-alvo: população em geral.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais