Cidadeverde.com

Projeto nacional leva cultura e formação ao Piauí

Imprimir
Está sendo desenvolvido pela Associação de Teatro Cidade Cenográfica de Floriano/PI o Projeto “Artes Cênicas e Audiovisual – Formação e Integração”, que conta com o patrocínio da Funarte e Ministério da Cultura/Governo Federal. Além do Piauí, o Projeto já percorreu cidades no Tocantins e Maranhão.
Com o objetivo de ampliar e garantir acesso às artes de forma limpa e consciente, o projeto atua principalmente em comunidades fora do eixo de mercado de trabalho. Além disso, oferece à classe artística a oportunidade de desenvolvimento autossustentável e de potencializar energias sociais e culturais, dando suporte ao desenvolvimento de uma cultura cooperativa, solidária e transformadora.
As oficinas de Interpretação, Direção de Cena para Cinema e Teatro, Produção, Elaboração de Projetos, Captura de Som, Edição de Imagem e Direção de Fotográfica estão sendo oferecidas nas cidades de Floriano/PI, Guaribas/PI, Fernando Falcão/MA, Barão de Grajaú/MA, Carrasco Bonito/TO e Recursolândia/TO.
Segundo o coordenador do “Artes Cênicas e Audiovisual – Formação e Integração”, Alisson Rocha, uma das atividades do projeto é promover a exibição de filmes e vídeos para comunidade beneficiada, garantindo acesso às melhores produções do cinema nacional o a projeção da cultura desenvolvida nas cidades de abrangência do projeto para o Brasil.
A diretora Joseane Gomes de Sousa da Unidade Escola Reginaldo Coreia da Silva de Guaribas/PI, afirma que “o projeto trouxe para os participantes, através das palestras promovidas na cidade, a oportunidade de conhecerem novas tecnologias e ter acesso a um universo para eles totalmente desconhecido. Não tínhamos a menor noção sobre a elaboração de projetos e captação de recursos, hoje sabemos como chegar até o financiador, apresentar nossa proposta e buscar a verba”.
A diretora da escola Professora Felicidade de Matos, de Fernando Falcão/MA, Maria Marciel, afirma que “o projeto promove processos criativos continuados através da produção de montagens de espetáculos de teatro e audiovisual onde todos da comunidade podem participar, profissionalizando e gerando emprego e renda para os envolvidos”.

Para a educanda da Escola Inês Viana Costa, da cidade Carrasco Bonito/TO, Ludimila Milena Silva Quaresma, “o projeto é muito bom, pois eu não sabia que do meu celular eu poderia filmar, levar a imagem para o computador, editar a imagem e transforma tudo em um filme, aprendi essas possibilidades através das oficinas oferecidas pelo projeto”. As ações seguem até o dia 28 de maio, quando serão visitadas as cidades de Floriano/PI e Barão de Grajaú.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais