Cidadeverde.com

Educandário desenvolve projeto com ecobags para homenagear as mães

Imprimir
O Educandário Santa Maria Goretti desenvolveu o Projeto Afeto e Sustentabilidade, envolvendo todos os alunos da escola na criação de mensagens de afeto e decoração de ecobags em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no domingo dia 11 de maio. As atividades foram realizadas na segunda quinzena de abril e culminaram na exposição dos trabalhos na escola.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

A ideia era oferecer aos alunos uma forma diferente de homenagear as mães. Com a iniciativa, cada aluno personalizou uma sacola retornável distribuída pelo Educandário para presentear as mães. A proposta, explica a diretora do Educandário Santa Maria Goretti, professora Tércia Leal, era aliar a comemoração pela passagem do Dia das Mães à ideia de estimular os estudantes a adotarem um padrão de comportamento voltado para consciência ambiental e afetiva.


Para isso, eles participaram de oficinas utilizando técnicas variadas como recorte, colagem, adesivagem e pintura com cola colorida e giz de cera, na decoração das ecobags. A atividade é uma forma lúdica de o aluno aprender mais sobre o meio ambiente, as diferenças entre material reciclável e reutilizável e ainda sobre consumo consciente. “Buscamos, dessa maneira, estimular nossos alunos a mostrarem, de forma criativa e sincera, o seu amor à figura materna, sem os apelos consumistas e superficiais que o mercado impõe nesta época”, explica Tércia Leal.



O Projeto Afeto e Sustentabilidade é uma das ações de responsabilidade social do Educandário Santa Maria Goretti, uma das escolas mais tradicionais e conceituadas do Piauí. O objetivo é criar nos alunos a consciência cidadã. “Nossa missão como educadores vai além de ensinar e ajudar a formar bons profissionais. É também educar crianças e jovens para se tornarem cidadãos responsáveis e comprometidos com questões sobre o seu país e o mundo”, diz Tércia Leal.



Segundo ela, a palavra-chave para o sucesso do projeto é o afeto. “O afeto é a alavanca. É a base dessa conscientização, do ser responsável. Com afeto vem o respeito pelo meio ambiente e pelo próximo”, ensina. Ao todo, participaram do projeto 1.300 alunos, desde o maternal até o terceiro ano. 



O resultado desse trabalho pode ser conferido na própria escola, em uma exposição para os pais na quinta-feira, dia 8, nos turnos da manhã e tarde. Na sexta-feira, os alunos desmontaram a exposição para levar os presentes para as mães.


Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais