Cidadeverde.com

Eduardo Campos critica gestão da Eletrobras/PI em rede nacional

Imprimir
O presidenciável Eduardo Campos (PSB) citou o caos da energia elétrica no Piauí durante entrevista no programa Roda Vida, da TV Cultura, realizada ontem (26) em cadeia nacional. O presidente nacional do PSB disse que a Eletrobras do Piauí é um modelo de gestão a ser evitado caso seja eleito.


O ex-governador de Pernambuco respondia pergunta de jornalista que o questionou sobre proposta de acabar com a indicação direta do presidente da república para a presencia de agências regulatórias como Anatel e Aneel.

“Já que os nomes tem que ser aprovados no Senado nada mais justo que se tenha um processo mais transparente. Temos que quebrar padrão de designação para as agências. A cidade de Teresina mesmo tem um movimento em que apaga [a energia] permanentemente”, disse o pré-candidato.

O assunto é destaque após visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado do Piauí em que a bancada federal, estadual e o governador solicitaram a descentralização da presidência da Eletrobras. Os políticos pediram um administrador regional para se dedicar às demandas dos piauienses.

Eduardo Campos defendeu, também, maior controle da inflação, caindo a meta anual para 3,75% e também eleições diretas para o Banco Central. O modelo proposto para a indicação de gestores das agências seria o headhunters (termo inglês que faz referência aos caça-talentos, em tradução livre para o português).

“O mercado precisa de regras mais transparentes para as agências e sociedade precisa ter um serviço melhor. São recorrentes as queixas contra as telefonias e os provedores de internet. Com agências mais ativas esses problemas seriam minimizados”, defendeu o ex-governador.


Privatizações
Eduardo Campos, no entanto, não defendeu a privatização de companhias estatais, como a Eletrobras, como saída viável para a solução dos problemas do país. O pré-candidato defende investimento em política de concessões. 
 
“Não aceleraria o processo de privatização e também não tem preconceito com essa modalidade. Mas não vejo nenhuma estatal brasileira em situação tão crítica que deva passar por processo de privatização. Defendo: não privatizar, mas conceder”, disse.

Revista Cidade Verde
Uma das maiores crises vividas no Piauí atualmente diz respeito ao setor energético. A Revista Cidade Verde desta quinzena destaca em matéria de capa as discussões em torno da possível privatização da Eletrobras no Estado.

Empresários, consumidores, políticos e gestores debatem o assunto e opinam sobre a necessidade de privatização do setor, levando em consideração as indústrias que estão planejando investir no Maranhão por conta dos constantes apagões no Piauí.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais