Cidadeverde.com

Jerumenha: vereadores querem impedir mudança de povoado

Imprimir
Um grupo de vereadores da cidade de Jerumenha reuniu-se na manhã desta quinta-feira (29) com o deputado estadual Antonio Félix (PPS), que preside a Comissão de Estudos Territoriais (CET). Os parlamentares querem impedir que o povoado jerumenhense Artur Passos, com cerca de 400 habitantes, que corresponde a 9% do total da população, se torne parte de Guadalupe. 


Um processo sobre o caso já está na CET há cerca de dois anos e, segundo o deputado Antonio Félix, foi realizado um estudo e uma audiência pública com a pública com a população do povoado que se manifestou a favor da mudança. “Estivemos na cidade ouvindo o pessoal da região. O processo já está formalizado, os estudos feitos e em fase final de pareceres. Mas como surgiram pessoas se manifestando em contrário, solicitei que os vereadores formalizem o pedido deles de arquivamento para a Comissão”, declarou o parlamentar.

A vereadora de Jerumenha, Lucyana Araújo (PMDB), diz que a Câmara não foi ouvida na discussão. “Fizemos uma carta de repúdio, assinada e registrada em cartório. Os prefeitos das cidades alegaram que a área é de litígio, mas isso não consta no IBGE. Seis dos nove vereadores da cidade somos contra. Como representantes do povo, não fomos ouvidos e não vamos aceitar isso de braços cruzados. No povoado há pessoas de Guadalupe que moram lá há muito tempo”, reclama. 


De acordo com a CET, 106 processos relacionados a questões territoriais entre municípios do Piauí estão em tramitação. 

O CidadeVerde.com conversou com a prefeita de Jerumenha, Chirlene de Souza Araújo, que preferiu não falar sobre o assunto neste momento.

 
Processos tramitando na CET: 
Aprovados 13
Em fase de acordo 36
Somente requisitados - 48
Aguardando a decisão das Câmaras Municipais - 05
Em processo de ajustes de mapas e memoriais descritivos - 04

*Dados referentes ao mês de fevereiro de 2014

Carlos Lustosa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais