Cidadeverde.com

Premiado espetáculo, Alma Imoral chega ao Piauí com Clarice Niskier

Imprimir
A premiada peça, “Alma Imoral” chega a Teresina com apresentação no Teatro do Boi, no bairro  Matadouro, para uma curta temporada popular de 13 a 15 deste mês. O espetáculo é uma adaptação do livro de mesmo nome do rabino Nilton Bonder e conta com a atuação de Clarice Niskier. 


A Alma Imoral desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização: corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência.

Para contar histórias e parábolas da tradição judaica, a atriz vale-se somente de uma cadeira preta e um grande pano preto que se transforma em oito diferentes vestes – mantos, vestidos, burcas, véus.

A atriz adaptou o texto com “o objetivo de mobilizar o pensamento e a emoção do espectador contemporâneo”, o que vem de fato acontecendo desde a sua primeira temporada. “No teatro é sempre a primeira vez. Quando me perguntam como é possível fazer uma peça tanto tempo sem se cansar eu respondo: assim como é possível amar tanto tempo a mesma pessoa sem se cansar”, afirma Clarice.
 
A adaptação teve seus direitos cedidos para a Espanha em 2007 e uma montagem autorizada na Argentina em 2009, onde esteve em cartaz em 2010, em Buenos Aires. No Brasil, já foi apresentada em 24 cidades, conquistando os prêmios Caixa Cultural 2007, Caravana Funarte de Circulação Nacional de Teatro 2007 e Qualidade Brasil SP 2008 de Melhor Atriz. A peça tem patrocínio da Petrobras.
 
A atriz
 
Vencedora do Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz - Drama em 2008, por sua atuação em ‘A Alma Imoral’, Clarice Niskier  estreou no Teatro Tablado do Rio de Janeiro em 1981, na peça ‘Tambores na Noite’. Protagonizou dezenas de espetáculos nos anos 80 e 90, com destaque para ‘Confissões das Mulheres de Trinta’, sob a direção de Domingos Oliveira, e ‘Tróia’, de Eurípedes, que lhe valeu a indicação para o Prêmio Mambembe de Melhor Atriz em 93.
 
Nos anos 2.000, continuou a extensa trajetória de sucesso com espetáculos como ‘Antônio e Cleópatra’, de Shakespeare, sob a direção de Paulo José. ‘A Alma Imoral’ recebeu indicação para vários prêmios, entre eles os Prêmios Eletrobrás de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Figurino, cumprindo temporada na capital paulista de março de 2008 a setembro de 2011, apresentando-se também em algumas cidades do interior. Em 2009, e em 2012, ‘A Alma Imoral’ fez parte da programação da Virada Cultural da Cidade de São Paulo. 
 
Clarice atuou ainda em 2009 na peça ‘Maria Stuart’, em Brasília e no Rio. Enquanto atuava em São Paulo em ‘A Alma Imoral’, representava a Rainha Elizabeth ao lado de Julia Lemmertz, o que lhe rendeu uma matéria na Folha de S. Paulo sob o título: "Sem Folga, Atriz alterna Trono e Nudez". Clarice tem ainda em seu currículo várias participações em TV, como a personagem Alzira da novela ‘Ciranda de Pedra’ e Irmã Dulce em ‘Araguaia’. Também participou de um dos episódios da série ‘Macho Man’, todos da TV Globo.
 
SERVIÇO
Teatro do Boi
‘A Alma Imoral’
Com Clarice Niskier
Datas: 13,14,15 de junho (sexta, sábado e domingo)
Horário: 20h (sexta e sábado) e 19h (domingo)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)



Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais