Cidadeverde.com

Polícia prende cinco em conflitos por terra e investiga milícia

Imprimir
A Polícia Civil realizou na terça-feira (3) a operação Cerrado Novo I na cidade de Uruçuí com o objetivo de pacificar a zona rural da cidade. A ação foi realizada na localidade "Pratinha" que fica a cerca de 120 quilômetros da sede do município, próximo a Rodovia Trancerrados, em uma Fazenda conhecida por ser área de conflito agrário e disputa judicial.


Segundo informações do Delegado Regional de Uruçuí, Francisco Rodrigues, toda a ação se deu por conta do conflito agrário na região. "Vários Boletins de Ocorrência foram registrados no distrito, dando conta de que vários homens armados estariam amedrontando e fazendo abordagens a moradores. Diante disso, alguns fazendeiros e pessoas que passam na região que se sentiram ameaçados registraram B. O. e demos início à investigação para saber quem eram essa pessoas. Dada a gravidade do fato, comunicamos ao Delegado Geral", explica.


Por conta disso, o delegado geral James Guerra expediu ordem de missão para ser feita a investigação e abordagem de um grupo armado que estaria atuando na região. Os delegados Francisco Rodrigues e Jarbas Lima reuniram toda a equipe da regional e pediram o reforço de policiais de Teresina a fim de pacificar a região. 


Segundo Lima, que coordenou a operação com o delegado Rodrigues, a ação foi exitosa. "Conseguimos, de forma eficaz e rápida, fazer a abordagem daquelas pessoas que estavam aterrorizando os Cerrados de Uruçuí. Prendemos cinco pessoas fortemente armadas, com dois revólveres 38, duas escopetas calibre 12, um rifle 44 de uso restrito, três espingardas, facões, vasta munição, duas motos, um Fiat Palio e uma F-1000", descreveu.


O delegado acrescenta que foram apreendidos também chumbo e espoletas para recarga de munição e até mesmo uma farda da Polícia Militar. "Há indícios de que possa haver participação de Policiais Militares de Teresina no grupo fazendo a segurança de forma irregular na região. Tudo vai ser devidamente apurado nas investigações, pois são apenas indícios que não podem ser confirmados aprioristicamente, ou seja, serão confirmados ou não ao longo do inquérito policial", pontua.


Jarbas Lima afirma que a investigação também pretende descobrir quem são os mandantes do grupo que poderia estar atuando como uma milícia na região. "Infelizmente, é prática comum por alguns fazendeiros contratar esse tipo de gente para fazer a segurança, de forma totalmente irregular, chegando a piorar a situação do conflito agrário na região. Nós estamos diligentes em combater esse tipo de delito que assola a área da nossa Delegacia Regional, fato que não é comum nas outras delegacias pelo Piauí. Agradeço aos policiais civis lotados na Delegacia de Uruçuí e aqueles que vieram de Teresina pelo empenho e pelo trabalho realizado", declarou. 


Segundo o delegado Rodrigues, os presos foram autuados por posse ilegal de arma de fogo e poderão ser transferidos Penitenciária Vereda Grande em Floriano. Há a possibilidade ainda que os suspeitos sejam enquadrados no crime de associação criminosa. Participaram da prisão além dos Delegados Francisco Rodrigues e Jarbas Lima, os Agentes de Polícia Civil Tavito Lima, Eldro Martins, Marcos Paulo, lotados em na Delegacia de Uruçuí e Sousa e Osvino, lotados em Teresina. 


Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais