Cidadeverde.com

Procurador do MPF contabiliza 2.500 barrados na lei da Ficha Limpa no PI

O Ministério Público Federal do Piauí informou nesta quarta-feira (4) que 2.500 piauienses foram incluídos na lei da Ficha Limpa e podem ficar impedido de disputarem as eleições deste ano. O procurador Regional Eleitoral, Kelston Lages, solicitou a relação dos nomes aos órgãos federais e está contabilização a lista para possíveis pedidos de impugnações de mandatos.

Procurador Kelson Lages não divulgou os nomes

O PMF não divulgou o nome dos políticos que estejam com problemas na justiça e não poderão concorrer as eleições estaduais. O procurador Kelston Lages aguarda a finalização da lista para divulgar para a população.

Hoje, o site Congresso em Foco divulgou que pelas contas da Procuradoria-Geral da República (PGR), já são 233 mil políticos no País potencialmente barrados pela Lei da Ficha Limpa e não podem se candidatar nas próximas eleições. 

De acordo com a assessoria do Ministério Púbico, o sistema Sisconta recebeu de mais de 1.700 órgãos informações sobre condenações por improbidade administrativa, crimes graves e renúncias de mandato.

 A lista da PGR é engrossada com quase 205 mil candidatos com problemas no Poder Judiciário. O Poder Legislativo informou a existência de 14 mil políticos com pendências. O Executivo, quase 14 mil.

Os dados estão atualizados até esta terça-feira (3). Os procuradores ainda vão depurar os casos, que vão chegando antecipadamente para facilitar a atuação do Ministério Público Eleitoral. Isso porque, após o pedido de registro de um candidato, a Promotoria só tem cinco dias para contestar a candidatura de um político.

A assessoria da PGR disse que, por enquanto, não há análise do banco de dados que permita identificar qual é o crime ou situação que mais tem motivado o grupo de 233 mil políticos a ingressar na lista dos barrados pela Ficha Limpa.



Flash Yala Sena (com informações do Congresso em Foco)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais