Cidadeverde.com

Garotos viram "Robin Hood" e furtam bicicletas para estudantes

Imprimir
Um furto no município de Valença (210 km de Teresina) ganhou repercussão após a polícia descobrir que dois garotos – um de 10 anos e outro de 11 anos – estavam roubando bicicletas para doarem aos estudantes carentes. Os adolescentes foram inspirados na fábula de Robin Hood.


A Policia Civil recuperou 11 bicicletas do programa "Pedala Piauí, que foram levadas do depósito da Unidade Escolar Carmina Veloso, em Valença.

O Delegado Regional Maycon Braga explica que o furto só foi percebido após uma semana. A escola está abandonada e não há vigia.

"A escola fica em frente a prefeitura e a ação não foi percebida de imediato. Só agora fomos comunicados do fato e as investigações nos levaram a dois garotos que, na presença dos pais que também não sabiam do fato, revelaram que cada um ficou com uma bicicleta e as outras foram doadas a amigos", explica o delegado, que destaca que o caso remete ao personagem Robin Hood, que roubava da nobreza para doar aos pobres.
 
O "Pedala Piauí" é uma iniciativa de reforço ao transporte escolar, voltado para crianças e adolescentes que residem a até 3 km da escola. A secretária de Educação de Valença, Maria Conceição Cunha Dias, explica que cerca de 180 bicicletas foram entregues ao município, em 2013, e apenas 11 não teriam sido doadas a  beneficiários que se enquadram no programa estadual.
 
"Estas 11 bicicletas eram de beneficiários que não compareceram para recebê-las. Então, acabamos por guardá-las no depósito da escola", resume a secretária.

Após o curioso fato, as bicicletas foram recuperadas e entregues aos verdadeiros donos, que segundo o secretário de Governo Nonato Lima, aguardavam em uma "lista de espera". As crianças, envolvidas no 'furto', não foram contempladas.


Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais