Cidadeverde.com

Silvio Santos aos 83 anos ainda é galã e incomoda concorrência

Imprimir
"Gostaria de agradecer a todas vocês que, na manhã deste domingo frio e chuvoso, deixaram suas casas, suas famílias, para passarem essas horas com a gente. Vocês são as responsáveis por esse programa dar certo e, por isso, queremos que vocês se sintam à vontade. Esse programa é para vocês", discursa Silvio Santos, em clima intimista e sincero, antes da gravação começar no estúdio 3 do SBT. O apresentador veste um terno branco elegante, que destaca o tom bronzeado da maquiagem.


Galã bronzeado


A declaração de Silvio faz Audrey chorar pela segunda vez naquela manhã. Assim como as centenas de mulheres, idosas e travestis do auditório, a dona de casa de 43 anos se juntou à caravana para se divertir e ver de perto um de seus ídolos da TV. "Aos 8 anos, participei do programa 'Boa Noite, Cinderela', que o Silvio apresentava. Até sentei no colo dele. Hoje, estou realizando o sonho de revê-lo. Olha como estou tremendo. Estava com tanto medo de não conseguir entrar que me deu até um frio na barriga. Agora estou mais calma", conta Audrey, que já havia se emocionado antes de entrar no auditório, no espaço destinado à concentração das convidadas.

Minha mãe

Eu também tive que trabalhar a ansiedade quando soube que estaria entre as colegas de auditório naquele domingo com a minha mãe. Bancária aposentada, Junia Helena Fonseca finalmente conseguiu, aos 56 anos, conhecer de perto o patrão. Acordamos por volta das 5h30 e vivemos a mesma rotina das nossas colegas: às 7h30 estávamos no SBT, em Osasco, e fomos direcionadas para uma fila, onde funcionários da emissora nos entregaram dois pacotes com dois sanduíches fresquinhos - de presunto e queijo e salame - , refrigerante, Toddynho, chocolates e biscoitos. Em ordem de chegada, fomos acomodadas em cadeiras na parte de fora do auditório enquanto pegavam nossos documentos para separar os crachás com nomes. 


Helen Ganzarolli

Em entrevista ao iG, Roque, animador de plateia do SBT e braço direito de Silvio, já havia adiantado o esquema na hora de formar o auditório: as mulheres mais bonitas e jovens ficam na frente. Sabendo disso, observei a fila paralela que se formava ao meu lado: além de moças arrumadas vestindo roupas justas, salto alto e usando bastante maquiagem, as travestis também se destacavam.

Entre as duzentas convidadas, nem todas querem ser apenas espectadoras. "Quem sabe você não vira uma Helen Ganzarolli?", ouve-se uma voz falando ao longe, em alusão à apresentadora e integrante do elenco do quadro "Jogo dos Pontinhos". Assim como muitas de nós, Helen era integrante de uma caravana de Carapicuíba, na região da Grande São Paulo, antes de ser descoberta no meio do auditório por Gugu Liberato.

A beleza, acredita-se, abre portas para uma futura carreira na televisão. "Minha filha já cantou no 'Programa Raul Gil'", conta a dona de casa Selma Luiz , mãe da adolescente Sandy, que busca uma chance na TV. "Ah, eu participei do 'Programa do Ratinho' e ganhei R$50 reais no tobogã", emenda uma moça ao lado. "E eu já ganhei um micro system e uma máquina de lavar no 'Tentação'", emenda outra. A possibilidade de voltar para casa com os bolsos cheios de notas e aviõezinhos realmente faz a cabeça da mulherada. Mas não é só isso. Ainda na espera, muitas tietam Silvio, fotografando em frente a uma enorme foto do apresentador pendurada na parede. "Ah, ele ainda é um galã", analisa Maria do Carmo, que também aproveita para posar ao lado do pôster de Celso Portiolli. "Esse aqui, se olhasse para mim...", suspira.

"Pessoal, atenção: o Roque já vem aqui falar com vocês e dar dicas de como conseguir ganhar um dinheirinho", avisa uma das funcionárias. Pouco tempo depois, o animador surge dando algumas orientações, entre elas, pede para que ninguém grite durante a gravação. "Nada de lindo, gostoso. O Silvio gosta de aplausos. E nada de avançar nos convidados do palco. Na semana passada, uma caravana foi punida porque algumas mulheres invadiram", alerta. 


Assim, Roque e suas assistentes dão continuidade aos preparativos: "Todas vão passar pelos nossos especialistas para fazer maquiagem e cabelo". Minha mãe saiu com as bochechas rosadas e eu, com um coque reforçado com laquê. "O Silvio vai chamar você para brincar, tenho certeza. Ele adora roupas brilhantes, como a sua blusa", fala uma mulher apontando para mim.

Programa ao vivo

Lá dentro, percebemos algumas preferências do patrão: ele realmente gosta de roupas chamativas - "vem você de blusa estampada" e "vem você com essa blusa dourada" são algumas das frases ditas pelo apresentador. Silvio, no entanto, não faz distinção entre bonitas e feias, jovens e idosas. "Quem é que eu vou chamar? Vem você e você, uma piriguete e uma 'coroguete'", chama ele, usando uma palavra que inventou para as senhoras mais atrevidas. Silvio conta piadas para o auditório, brinca com Roque e interage com o elenco do "Jogo dos Pontinhos" com muita disposição - Silvio não para nem para beber água. "É por isso que quero apresentar o programa ao vivo. Eu dou conta de me divertir aqui com a plateia enquanto vocês desmontam o cenário. Assim, não preciso vir tantas vezes ao SBT", reclama o patrão, que chega a gravar três vezes por semana. "Mas aí, vocês vão sair daqui à meia-noite", emenda.


A gravação, que foi ao ar no domingo (8), teve dezenas de aviõezinhos, mas o auditório achou pouco e reclamou da quantidade de notas de cem reais.

Com sorte, pego uma das notas lançadas por Silvio e vibro. Ao meu lado, Neusa Maria dos Santos comemora comigo e, com os olhos marejados, mostra-me o seu souvenir: um aviãozinho de cem reais. "Fui assaltada ontem, levaram minha bolsa e minha carteira com documentos e cento e sessenta reais. Era o dinheiro que eu tinha para o mês todo e, agora, consegui de volta, graças a Deus", revela, antes de sermos chamadas para registrar o que ganhamos enquanto a gravação continua.

Todo dinheiro distribuído por Silvio é discriminado em um lista, que especifica o valor recebido e o nome da felizarda. Assinamos e pergunto se o aviãozinho será trocado por uma nota nova: "Não, é só cortar a fita adesiva e pode usar o dinheiro. Só trocamos quando a nota fica muito danificada ou rasgada", responde o funcionário antes de voltarmos para o auditório em novos lugares para dar chance às outras colegas.  


Silvio Santos superstar

Após duas horas, a gravação chega ao fim e Silvio faz questão de esperar um tempo no estúdio para que todas possam fotografá-lo - ele é o único apresentador da casa que faz isso. "Só não vou fazer selfie porque fico com cara de cavalo". O comportamento do apresentador é o mesmo há décadas e seu carisma continua conquistando o público dentro e fora do SBT. Há cinco semanas consecutivas, ele vem batendo a audiência do "SuperStar", reality show da Globo, aos domingos.


Fonte: Ig



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais