Cidadeverde.com

OAB lança campanha de Combate à Corrupção na quarta-feira

Imprimir
Dando continuidade às ações que visam garantir uma disputa eleitoral isonômica e um debate qualificado, será lançada na próxima quarta-feira (18), às 10 horas, a Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral, promovida pelas Comissões de Direito Eleitoral, Combate à Corrupção e Impunidade e Conselho Estadual do Jovem Advogado. No mesmo dia, será lançada no Piauí a Campanha Eleições Limpas na Internet, bem como divulgado um Disque Denúncia para a população.

O evento acontece na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e pretende reunir advogados, parlamentares, pré-candidatos, membros de partidos políticos, estudantes de diversas áreas e demais interessados.

O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI, Fábio Viana, explica que os 32 partidos políticos com representatividade no Estado foram convidados, assim como os presidentes das Casas Legislativas e seus representantes, Poder Judiciário, Ministério Público, entre outros. “Iremos debater a Campanha e divulgar o Disque Denúncia, canal de comunicação entre a OAB, os partidos políticos e a sociedade, por meio do qual poderemos evitar as ilicitudes eleitorais, prevenindo-as”, completa.

O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, esclarece que este é um trabalho promovido pela entidade em todos os pleitos eleitorais, visando inibir, principalmente, os abusos de poder político e econômico, e a compra de votos. “Será instalado na sede da Ordem um Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral a fim de viabilizar o recebimento e seleção das denúncias, que serão encaminhadas aos órgãos competentes, tais como Polícia Federal, Ministério Público Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral”, explica Guimarães, acrescentando que as denúncias também poderão ser encaminhas pelo site da OAB-PI (www.oabpi.org.br), whatsapp, cujo número será divulgado durante o lançamento, ou na sede da Instituição.

A Campanha prevê, ainda, a realização de palestras sobre o tema em entidades de classe, escolas e demais Subseções da OAB no Estado, onde também serão instalados pontos para recebimento de denúncias. Para isso, os advogados das Comissões envolvidas serão mobilizados para trabalharem em regime de plantão até a realização das eleições.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais