Cidadeverde.com

Evento reuniu fãs de animes, mangás e cosplay em Teresina

Imprimir
No último domingo, 15, aconteceu o The Animation, evento que reuniu fãs de anime, mangá e cosplay em Teresina. Diversos estandes ficaram expostos com promoções de produtos temáticos, de bottons e camisetas a outros mais personalizados. Foi um dia inteiro com apresentações musicais, karaokê, games e esportes.

Cícero Laurindo, principal organizador do The Animation
 
Foram distribuídas salas de games, karaokê japonês, arena de Swordplay e Dual, além de palco para DJs e estandes de vendas de camisetas, bonés, bottons, bonecos miniatura, canecas personalizadas, assessórios para Cosplay, livros e mangás.
 
Cícero Laurindo, principal organizador do The Animation, comenta que foi uma parceria com o grupo Anime Hunter, o qual pretende brevemente lançar evento próprio na Zona Sul. De acordo com ele, os eventos de anime em Tersina existem desde 2002. “Houve um tempo em que atingimos público de mil pessoas, o que para cá é um recorde, e agora nesse ano, 2 mil aderiram a essa cultura pelas redes sociais”.
 
Modalidades esportivas também fizeram parte das atrações do The Animation e a proposta é tirar os aficionados da ociosidade, instigando-os a realizar exercícios físicos sem deixarem de fazer o que gostam. Israel Felipe, Instrutor de Espada do Grupo Império do Sol, fala sobre o esporte conhecido por Swordplay. “Nós realizamos batalhas inspiradas na época medieval, com armas de espuma. Ensinamos técnicas de lança, espada e escudo. A intenção é tirar a galera mais nerd/gamer de casa para se exercitar com o que gosta”.

Modalidade esportiva conhecida por Swordplay
 
Leonardo Felipe, Instrutor de Dual (armas de duas mãos),  explica que fez artes marciais e por isso se sente mais à vontade para ajudar no ensinamento do esporte, que é feito de forma voluntária, já que não há financiamento por parte dos governos. “Os novatos recebem uma espada média simples e vão evoluindo de acordo com seu potencial. Indicamos que tenham acompanhamento dos pais e também que iniciem aos 14 anos. Tudo é feito de forma bem voluntária mesmo, pois somos um grupo de cerca de 15 instrutores e no máximo que pedimos é uma pequena taxa para manutenção das armas”.
 
Segundo Jefferson Rego, muitas pessoas que não conhecem a cultura dos animes a critica, mas na verdade o público que a consome é leitor assíduo e o que se pode observar com facilidade é o acompanhamento e incentivo dos pais e responsáveis, já que os desenhos facilitam crianças e adolescentes a entrarem no “mundo da leitura” e a refletir sobre sua realidade.

One Piece e Cavaleiros do Zodíaco estão na lista dos mangás mais procurados em Teresina
 
“Os mangás que tem mais saída são Cavaleiros do Zodíaco, One Piece, Death Note, a saga Dragon Ball, Blach, mas o mais procurado de todos em Teresina é Naruto, provavelmente pela estória muito próxima com a realidade de muitos jovens daqui. Mostra a vida de um garoto que nasce com uma terrível maldição, ele sofre um certo bullying por isso, mas tem também um ensinamento de superação que diz ‘não importa o que você tenha de problema, lute pelos seus sonhos, pois todos são capazes de alcançá-los’”, finaliza Jefferson.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais