Cidadeverde.com

Região Norte ganha 35% da fatia de poupadores em três anos

A região Norte ganhou representatividade de 35% no número de pessoas com caderneta de poupança ante outras regiões do País em apenas três anos. Os dados são da Caixa Econômica Federal, que detém 60% da captação líquida destas aplicações.

 

 

Professores especializados na economia da região apontam o crescimento econômico e a geração de empregos formais nos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia como principais motivos da inclusão financeira.

 

Essa guinada de poupadores superou, inclusive, o percentual de crescimento da população dos cinco Estados da região em três anos. Entre 2010 e 2013, a quantidade de habitantes do Norte cresceu 7% – de 15,8 milhões para 16,9 milhões.

 

Embora a base de poupadores do Norte tenha crescido, eles ainda são minoria absoluta frente às outras quatro regiões brasileiras. Representam apenas 4,97% (2,7 milhões) dos 55 milhões de clientes com caderneta na Caixa. O Sudeste ainda é campeã com folga, com 46% das contas.

 

Enquanto isso, o Norte divide com o Nordeste a liderança dos chamados não bancarizados no País, com 50% e 53% de pessoas excluídas do sistema financeiro, respectivamente, segundo pesquisa divulgada no ano passado pelo instituto Data Popular.

 

Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais