Cidadeverde.com

Cáritas inaugura centro de referência em direitos humanos em Teresina

Imprimir

A Cáritas Brasileira inaugura na próxima quinta (03) o Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, ideia que surgiu a partir de experiências realizadas por órgãos públicos e organizações não-governamentais. O projeto teve origem em procedimentos que possibilitam o acesso da população de baixa renda a serviços essenciais.

O Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Hélder Câmara contribuirá para ações articuladas e integradas na proteção e efetivação dos direitos fundamentais, na perspectiva da autonomia e do empoderamento dos sujeitos de direitos e na construção da cultura de Direitos Humanos, com base nas diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

A Cáritas é a responsável pela gestão do Centro, que tem parceria da Secretaria de Direitos Humanos – Presidência da República. Referência na atuação social e na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, a Cáritas trabalha junto às pessoas excluídas e em defesa da vida e da participação na construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Para a coordenadora do Centro, Mayra Veloso, o espaço contribuirá com a rede local de atendimento à comunidade. “Na perspectiva da promoção, defesa, controle e efetivação dos direitos humanos, o nosso propósito é firmar parcerias com instituições do município no desenvolvimento das ações do Centro de Referência”, explica.

Representando a Secretaria de Direitos Humanos, participará da cerimônia, Leonardo Grilo, coordenador dos Centros de Referência do órgão. A assessora de Direitos Humanos da Cáritas Nacional, Alessandra Miranda, também estará presente.

O lançamento do Centro acontecerá quinta-feira, dia 03, a partir das 09h no auditório do Ministério Público do Estado.

A Cáritas também implantará o Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Hélder Câmara em Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

Serviços oferecidos:

-informação sobre direitos e serviços;

-atendimento jurídico, social e psicológico;

-capacitação em direitos humanos e mediação de conflitos;

-produção de conhecimento e mediação de conflitos;

-emissão de certidão de nascimento e documentação básica.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais