Cidadeverde.com

Projeto de Ciro torna obrigatória câmera de ré em carros

Imprimir

A instalação de câmeras de ré em veículos fabricados poderá se tornar obrigatória no país. A medida está prevista no projeto (PLS 191/2014) do senador Ciro Nogueira (PP) e, ao ser aprovada, passará a valer a partir de 2020. A proposta de Ciro deve evitar acidentes causados por carros em marcha à ré que prejudicam principalmente crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Segundo explicou o senador, uma pesquisa realizada por um órgão nacional de segurança de trânsito dos Estados Unidos apontou uma média de 210 mortes por ano no país em razão de atropelamentos com o veículo em marcha à ré. De acordo com o documento, cerca de 15 mil pessoas ficam feridas anualmente nesse tipo de acidente. Entre as mortes, 26% ocorrem com maiores de 70 anos e 31% atingem crianças menores de 5 anos de idade. Ciro informou também que a obrigatoriedade da câmera de ré já foi aprovada nos Estados Unidos e entrará em vigor no país a partir de 2018.

“Em vários casos as vítimas são atropeladas por membros da própria família, com consequências absolutamente devastadoras para a vida dos envolvidos”, lamentou o senador afirmando ainda que metade dos acidentes desse tipo poderia ser evitada com a instalação dos equipamentos.

O texto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais