Cidadeverde.com

Um confronto de piauienses e paraenses como nos bons tempos

Imprimir

Antes da criação do Campeonato Brasileiro, o Norte e o Nordeste viviam intensamente os jogos entre clubes das duas regiões. Eram competições como Taça Brasil, Norte-Nordeste, Nordestão, Piauí x Maranhão, Brasileiro de Seleções e tantas outras. E foram muítas as emoções que marcaram partidas envolvendo Paysandu e Clube do Remo, pelo lado paraense, River, Flamengo e Piauí pelo lado piauiense.

Tivemos jogos sensacionais nos Estádios Lindolfo Monteiro, Curuzu e Antônio Baiena em Teresina e Belém. Os três estádios recebiam lotação lotal e o clima era de verdadeira festa. Dois jogos merecem uma citação especial, ambos realizados nos anos sessenta. Flamengo e Paysandu disputavam classificação na Taça Brasil da época. Vitória do bicolor em Belém e do rubro-negro em Teresina. Houve um terceiro jogo para o desempate, também no Lindolfo Monteiro. No tempo normal deu 0 x 0. Na prorrogação, o placar permaneceu 0 x 0.

O desempate foi na moeda e o Flamengo perdeu, o que representou uma tremenda frustração para a imensa torcida rubro-negra e festa paraense em Teresina. Nos tempos do Piauizão, o nosso tricampeão naquele ano recebeu o Clube do Remo no Lindolfo Monteiro, em jogo da fase de decisão do Torneio Norte-Nordeste. Foi um domingo para nunca ser esquecido pela torcida piauiense. O Piauí deu um verdadeiro show de bola no grande time do Leão Azul, goleando por 5 x 1, com 3 gols de Pila e 2 de Sima. Na revanche em Belém o Remo marcou 4 x 0. Novamente tivemos um terceiro jogo para o desempate e os paraenses venceram por 2 x 1, mas foi uma das partidas mais sensacionais envolvendo o futebol dos dois Estados.

Com o novo sistema do Campeonato Brasileiro implantado pela CBD em 1971, a grande rivalidade entre os Estados do Norte e do Nordeste perdeu muíto do seu encanto. A importância maior passou a ser dada aos jogos com as presenças dos tradicionais clubes do Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais. E assim, as jornadas sensacionais entre piauienses, maranhenses e paraenses foi quase caindo no esquecimento.

Foto- Elziney Santos

Pois agora a torcida piauiense terá um confronto para reviver os bons tempos. River e Clube do Remo do Pará atuarão domingo no Albertão e em momento de muíta confiança do público local e especialmente o riverino, uma vez que o seu time voltou a ser campeão do Estado, após quase 7 anos na fila, e teve uma estreia excelente na Série D, vencendo o Guarany em Sobral por 2 x 1. Tudo indica que teremos uma partida vibrante, emocionante e principalmente se os milhares de torcedores esperados realmente estiverem no Albertão.

JOGADORES ETERNOS - A HISTÓRIA DO FUTEBOL ATRAVÉS DE ENTREVISTAS

Recebi um livro da melhor qualidade e de grande importância para quem gosta do futebol: Jogadores Eternos, que relata a história do esporte e mostra admirações unânimes sobre o maior ídolo de todos os tempos, o Rei Pelé.O autor é Carlos Nasser, formado em advocacia, divide-se entre São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Durante 20 anos escreveu uma coluna semanal no Jornal Gazeta do povo,em Curitiba. 

No Maracanã, foi companheiro de Adolfo Millman(o Russo), João Saldanha, Armando Nogueira e Nelson Rodrigues, tendo sido citado por eles em livros e crônicas. Torce pelo Fluminense, mesmo que seja contra a Seleção Brasileira. Conviveu também com Millôr Fernandes(também tricolor) e com Paulo Francis."Com todos aprendi um pouco que se tornou muíto no decorrer dos anos". O livro foi lançado pela Editora Novo Conceito-Novas Ideias.

No livro Jogadores Eternos estão entrevistas com figuras do maior sucesso no futebol internacional, como Fraz Beckenbauer, Pelé, Carlos Alberto Torres, Kopa, Ramos Delgado, Gerd Müller, Bobby Charlton, Didi, Alfredo Di Stáfano, Just Fontaine, Pepe e tantos outros. É um trabalho notável sobre o futebol. Informações para a imprensa - Andrea Ferreira - [email protected]Telefones - (16) 3512.5500 - 99729.6253.

 


Dídimo de Castro 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais