Cidadeverde.com

FMS inicia diagnóstico de hanseníase e verminose em escolas de Teresina

Imprimir

A Prefeitura de Teresina lança nesta quarta(13), na Escola Municipal Professor José Carlos, a Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíases (verminoses). O objetivo é reduzir a carga parasitária em estudantes e identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método espelho”, que utiliza a ficha de autoimagem.

Os trabalhos ocorrem em cerca de 400 escolas públicas estaduais e municipais da capital. “Temos como público alvo cerca de 85 mil estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos”, informa o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Luiz Lobão. 

As atividades incluem mobilização e orientações aos professores e alunos, antes da administração da dose de medicamento contra verminoses e do preenchimento da ficha de autoimagem. Os casos suspeitos de hanseníase serão avaliados pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e o diagnóstico confirmado pelo dermatologista.

Em 2013, a atividade foi desenvolvida em 206 escolas do ensino fundamental em todas as regiões da capital, tratando um total de 26.725 estudantes com dose única do medicamento e devolvendo o formulário de autoimagem com 22.088 pessoas. Destas, 965 apresentaram a existência de mancha e foram avaliados pela equipe ESF, diagnosticando cinco casos de hanseníase. “Em 2014, a meta é tratar 80% dos escolares com idade entre 5 a 14 anos de idade para geo-helmintíases e investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 70% dos escolares por meio da ficha de autoimagem”, afirma Kelsen Eulálio, coordenador de hanseníase da FMS.

No Brasil, a hanseníase ainda é um problema de saúde pública, com registro de cerca de 30.000 casos novos por ano. Em Teresina, em 2013 foram registrados 392 casos novos, destes, 38 em menores de 15 anos, o que corresponde a 9,7% dos casos, indicando que a doença ainda tem transmissão ativa e recente no município. Em 2014, até o momento foram diagnosticados 230 casos novos, com 18 casos em menores de 15 anos. 

A hanseníase tem cura em todas as suas formas, o tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades saúde da família.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais