Cidadeverde.com

Brasil tem seis entre as 500 melhores universidades do mundo

Imprimir

O Brasil tem seis universidades entre as 500 melhores do mundo, de acordo com último ranking divulgado nesta sexta-feira (15) pela Universidade Jiao Tong, de Xangai. Como em outras listas universitárias formuladas por consultorias internacionais, as melhores instituições no planeta ainda são dos Estados Unidos e do Reino Unido.

No Brasil, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), na 144ª posição. Ela subiu três posições desde o último ranking, quando ficou em 147º. A universidade paulista é ainda a única da América Latina entre as 150 primeiras.

As outras instituições de ensino superior do Brasil no 'Top 500 de Xangai' são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, na 317ª posição), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, em 318ª), a Universidade Estadual Paulista (Unesp, 362ª), a Unicamp (365ª) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 421ª).

No topo da lista, nenhuma surpresa. Harvard ainda é considerada a melhor universidade do mundo, seguida por Stanford, MIT e Universidade da Califórnia. O mundo anglo-saxão ainda é representando nas 10 primeiras colocações pela Universidade de Cambridge, na 5ª posição, e Oxford, em 9º.

O índice de Xangai foi criado em 2003 na Universidade Jiao Tong. Diferentemente de outros rankings, a lista da instituição chinesa utiliza metodologia que se concentra nas pesquisas de ciências exatas, em detrimento do ensino, algo que seria mais difícil de quantificar. Entre os critérios utilizados está o número de prêmios Nobel que ex-alunos ou pesquisadores das universidades receberam, além do número de medalhas Fields, prêmio conquistado nesta semana pelo matemático brasileiro Artur Ávila, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio.

Confira as 10 melhores universidades do mundo de acordo com o "índice de Xangai".

1. Universidade Harvard (EUA)

2. Universidade Stanford (EUA)

3. Instituto Tecnológico de Massachusetts - MIT (EUA)

4. Universidade da Califórnia-Berkeley (EUA)

5. Universidade de Cambridge (Reino Unido)

6. Universidade de Princeton (EUA)

7. Instituto Tecnológico da Califórnia - Caltech (EUA)

8. Universidade Columbia (EUA)

9. Universidade de Chicago (EUA)

10. Universidade de Oxford (Reino Unido)

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais