Cidadeverde.com

Cadeirantes comemoram no Planalto Uruguai os 162 anos de Teresina

Imprimir

Para celebrar os desafios, superações e conquista dos deficientes físicos, foi criado em Teresina há oito anos a Maratona dos Cadeirantes que em 2014 entrou no calendário oficial das comemorações do aniversário da capital. A competição aconteceu neste sábado (16) na Avenida Principal do Planalto Uruguai e reuniu dezenas de atletas. 

 

 

As eliminatórias para o evento esportivo começaram no sábado anterior (9) e no domingo (10), ocorreram as semifinais da maratona. A disputa foi realizada nas categorias Paraplegia (cadeirantes com paralisia nos membros inferiores), Tetraplegia (cadeirantes com paralisia nos membros inferiores e superiores) e Paralisia Infantil (paralisia permanente em determinados músculos) nas modalidades de masculino e feminino. Houve ainda uma prova entre os organizadores e motoristas do transporte eficiente. 

Ao todo, quinze cadeirantes que chegaram na final. 

Um dos ganhadores foi Luís Alberto que conta da alegria por ter sido um dos ganhadores. "Isso serve para provar a todos que nós temos capacidade de vencer os obstáculos, brilhar e passar por cima das dificuldades", afirma. Luís já havia sido vice-campeão da competição em 2010. 

 

 

Depois da disputa, todos seguiram para a Associação de Moradores do Planalto Uruguai onde aconteceu show com o cantor Dan Bezerra e da banda Líder formada por deficientes físicos visuais. No mesmo local, foi realizada a premiação que nessa edição eram celulares e ventiladores. 

A Maratona tem tido tanta participação e aprovação dos teresinenses que a organização já pensa em abranger com participações de todo o estado do Piauí. "Pensamos em fazer seleção nos municípios piauiense e trazer para a final os melhor, fazendo assim do evento algo estadual e até quem sabe regional", finaliza o organizador Antonio Veras.

Relação dos Ganhadores

Paraplegia
Masculino

1° Ronaldo Pereira
2° Raelson da Silva
3° Gervásio da Silva

Feminino

1° Maria Fernanda

Tetraplegia
Masculino

1° Marcondes Barros

Feminino

1° Fabíola Araujo
2° Maria Elizabeth Cunha
3° Jaqueline dos Santos

Paralisia  Infantil 
Masculino

1° Luís Alberto

Feminino

1° Auricélia Nunes
2° Ana Lúcia da Luz

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais