Cidadeverde.com

Fapepi lança edital pelo Programa de Desenvolvimento Científico Regional

Imprimir

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tornou público, o edital 006/2014 de bolsas do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR/PI). O programa visa estimular a fixação de pesquisadores com experiência em Ciência, Tecnologia e Informação no estado. As propostas devem ser enviadas até 31 de outubro deste ano e a divulgação do resultado deverá ocorrer a partir de 15 de dezembro. A vigência das bolsas ocorrerá a partir de fevereiro do ano que vem.

O edital é fruto de parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O recurso liberado pelas duas instituições é de mais de R$2 milhões. As bolsas serão implementadas de acordo com a disponibilidade deste recurso. 

As bolsas DCR serão concedidas em duas vertentes: regionalização, que se caracteriza pela atração de doutores de outras regiões do país para a área metropolitana de Teresina, e interiorização que se caracteriza pela atração de doutores para regiões do Piauí fora da região metropolitana.

"O edital DCR é de grande relevância em função de atrair doutores com experiência em CT&I de outras áreas do país para o nosso estado. Isto estimula o desenvolvimento científico regional e nossa busca por excelência em pesquisa e inovação tecnológica", afirma Hermes Galvão, diretor técnico-científico da Fapepi.

Outro aspecto importante do programa é a atração de pesquisadores para o interior do estado. "Já tivemos doutores com projeto no DCR que vieram para o Piauí e trabalharam na região dos Cerrados com a melhoria da produção de grãos. Outros que foram para Corrente e trabalharam com o melhoramento animal", frisa o diretor.

Em Parnaíba, pesquisadores que trabalharam com o melhoramento genético de camarões. Ou seja, estes pesquisadores são atraídos para desenvolver as potencialidades regionais, exemplifica Galvão.

Clique aqui para conferir o edital.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais