Cidadeverde.com

Teresina é a terceira capital que mais investe em saúde

Teresina é a terceira capital brasileira que mais investe em saúde. O levantamento foi feito pelo Conselho Federal de Medicina. Quando o assunto é despesa com saúde pública, a capital piauiense, embora esteja entre as mais pobres do Brasil, só fica atrás de Belo Horizonte-MG e Campo Grande-MS.

O investimento per capita em saúde realizado pela Prefeitura de Teresina, por ano, é de R$ 874,82, à frente de grandes metrópoles, como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e Porto Alegre, por exemplo. A média de investimento per capita nas demais capitais, por ano, é de R$ 542,82.

Atualmente, Teresina compromete 33% de sua receita líquida só com a área de saúde. E, apesar de atender pacientes de outros estados, principalmente do Maranhão, não vem recebendo a compensação financeira por conta desses atendimentos. Para o Prefeito Firmino Filho, a saúde, assim como a educação, sempre serão prioridades em seu governo, porque garantir qualidade de vida à população é o melhor que se pode fazer por nossa gente.

Desde que assumiu, em janeiro do ano passado, o Prefeito já entregou 10 novas Unidades Básicas de Saúde, ampliou e reformou outras 9, e está licitando mais 37 UBS. Além disso, entregou agora, durante as comemorações do aniversário da cidade, o Centro de Atendimento ao Diabético, no Lineu Araújo.

Na área de pronto atendimento, foram inauguradas mais três salas de cirurgia no HUT, aumentando a capacidade em 50%, 18 novos leitos de UTI, e outros 20 leitos de UTI estão sendo licitados. Também já encontra-se em fase bastante adiantada a construção da UPA - Unidade de Pronto Atendimento do Promorar, na zona Sul da cidade.

 

Da Redação
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais