Cidadeverde.com

Carimbó do PA é declarado patrimônio cultural imaterial

Imprimir

Uma das mais tradicionais expressões culturais da região amazônica, o carimbó do Pará foi declarado nesta quinta-feira (11) Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O anúncio oficial ocorreu em uma cerimônia realizada no Centur, em Belém, que contou a presença da ministra da cultura, Marta Suplicy.

O carimbó é um ritmo paraense famoso pela batida do tambor chamado "curimbó". A manifestação cultural envolve passos característicos de casais de dançarinos, que usam um figurino que chama atenção pelas saias rodadas das mulheres, sempre com estampas vibrantes. A música e a dança são marcadas pela batida dos tambores, instrumentos de cordas como o banjo e também chocalhos.

“O carimbó é uma manifestação que tem capilaridade no Pará, mas que agora não será mais só do Estado, e sim, do Brasil todo. Com a chancela de hoje, temos como gestores a obrigação de manutenção e preservação desse bem cultural. O próximo passo é levar para apreciação na Unesco para ter uma chancela internacional, como foi feito como frevo”, assegurou a titular do MinC.

 

A decisão pelo registro foi aprovada por unanimidade em votação oficial ocorrida na manhã desta quinta, durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília.

O tocador de curimbó Manoel Ferreira Coelho ficou emocionado com o anúncio. Natural de Marapanim, o senhor de 74 anos conta que aprendeu a batucar com os tios, e acredita que agora a dança poderá ganhar destaque nacional. "É uma alegria ver que o ritmo que representa a cultura do estado agora pode ser conhecido em todo o país", disse.

Isaac Loureiro participou da campanha pelo registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Ele disse que o reconhecimento beneficia músicos e artesãos. "São 200 anos de espera por essa inclusão, pelo  reconhecimento desse ritmo que insiste em se manter vivo no batuque dos mestres, no trabalho dos artesãos. O carimbó expressa a força da nossa identidade e da nossa cultura como povo da Amazônia", conclui.
    
Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais