Cidadeverde.com

Sindicato recomenda retardo de jornada para bancários da Caixa Econômica

Imprimir

Sem acordo com os patrões, o Sindicato dos Bancários do Piauí recomendou aos trabalhadores da Caixa Econômica Federal que retardem a jornada de trabalho nesta quinta-feira (18). A indicação é que o atendimento ao público inicie apenas às 12h na data.

Em nota à imprensa, a instituição revela que foram tentadas quatro rodadas de negociações entre banqueiros e bancários, mas sem sucesso. Os trabalhadores pedem valorização do piso com aumento real de salário, tíquete alimentação e melhoria nas condições de trabalho.

O mês de setembro no Brasil é marca da data base de negociações por reajustes. De forma geral, a categoria pede aumento de 12,5% nos salários, o que representaria um ganho real de 5% acima da inflação oficial do ano passado. 

Antes de seguirem para as agências, os servidores da Caixa Econômica Federal devem fazer um movimento de alerta na agência Conselheiro Saraiva, localizada na Praça Rio Branco, Centro da capital do Piauí.

Reação da Caixa
A Caixa Econômica Federal informa que, assim como os demais bancos, participa das negociações salariais, em mesa única da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na qual são discutidas tanto as cláusulas de natureza econômica, como as sociais. Além das negociações da mesa única, a CAIXA também negocia em mesas específicas com os representantes dos seus empregados – CONTRAF/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro) e CONTEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito). Esse processo envolve a negociação de questões relativas à realidade da CAIXA, como benefícios sociais e outras.

Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais