Cidadeverde.com

Médico dá dicas de como evitar hemorroidas através da alimentação

Imprimir

Fotos: Fábio Lima / Cidadeverde.com

O médico proctologista Edilson Carvalho falou sobre a importância da alimentação adequada para evitar o aparecimento de hemorroidas. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (24), o especialista explicou que as grávidas têm mais facilidade de adquirir a doença.

"Quando nos tornamos bípedes, o peso do sangue provocou a dilatação e a alimentação da atualidade também contribui para isso. Hoje, a hemorroida é a doença proctológica mais comum", esclareceu o médico.

Edilson acrescentou que uma alimentação com pouca fibra favorece o aparecimento da doença, pois interfere na evacuação.

"Consideramos normal a evacuação que vai de uma vez ao dia a uma vez a cada três dias. Fora desse prazo, existe algum problema e as fezes endurecidas forçam o aparelho anal e provocam a hemorroida", completa o proctologista.

No casos das grávidas, o médico orienta que haja orientação desde o início. "As gestantes aumentam a vascularização e o peso do útero sob a região pélvica impede a circulação adequada na área. Então, por isso, as grávidas devem ser orientadas em relação a dietas desde cedo", disse Carvalho.

O médico acrescentou que não é correto exagerar nos laxantes para fazer o intestino funcionar. "A evacuação tem que ser natural e, para isso, o fundamental é que se tenha uma alimentação adequada, rica em fibras, com bastante líquido e atividades físicas", pondera.

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais