Cidadeverde.com

TRE-PI faz treinamento para votação paralela das Eleições 2014

A Comissão da Votação Paralela criada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) realizou treinamento com servidores do Tribunal de Justiça na manhã de hoje (26) para testar o sistema. A votação paralela é um método que permite a comprovação da confiabilidade e segurança do sistema informatizado de votação.
 
Segundo o analista de sistema do TRE-PI e membro da comissão, Paulo Neves, um dia antes do pleito os membros dos partidos políticos fazem votação manual através de cédulas que são colocadas em urnas lacradas. E no dia da eleição, os colaboradores do Tribunal de Justiça votam nas urnas eletrônicas.
 
Ao final do pleito, os resultados da votação da urna eletrônica e da urna de lona são comparados e devem ser os mesmos.
 
“Há duas urnas eletrônicas que serão auditadas são escolhidas através de sorteio um dia antes do pleito, uma em Teresina e outra no interior do estado. Os servidores do TJ escolhidos votam e às 17h00, quando acaba o pleito, se compara os votos da urna de lona com os votos da urna eletrônica e o total tem que ser igual” disse.
 
Neves informou que outro treinamento com os servidores do TJ convocados deve ser realizado no sábado (04), véspera da eleição. 

Emanuela Pinto (especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais