Cidadeverde.com

Prefeitura instala novos contentores para coleta seletiva em Teresina

Imprimir

A Prefeitura de Teresina iniciou a instalação dos novos contentores para a coleta seletiva em diversos espaços públicos da capital. Ao todo, são 10 Pontos de Entrega Voluntária, onde são coletados, em média, 18 toneladas por mês de resíduos que ainda podem ser reciclados ou reutilizados.

Os novos contentores são identificados pela cor e tipo de material que cada um pode receber para facilitar a coleta seletiva. Ao todo, serão instalados 10 conjuntos de 4 coletores (vermelho – plástico, verde – vidro, azul – papel, amarelo – metais). Destes, oito já foram recolocados.

O equipamento com adesivo de cor vermelha recebe os vários tipos de plásticos recicláveis (garrafas PET, potes diversos, tampas de embalagens, sacos plásticos, canos de PVC, copos descartáveis); os de cor verde, para vidros (garrafas de sucos e refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas, potes de alimentos, cacos de vidro, vidros planos e lisos, vidros de janela); os contentores adesivados de cor azul recebem o papel (papelão, caixa de embalagens, papel de presente, folhas de caderno, entre outros); e os contentores amarelos para os metais (latas de alumínio e aço, tampas e panelas sem cabo, arames, chapas de metal, objetos de alumínio em geral, canos de metal, molduras de quadros, tampinhas de garrafa).

Para participar da coleta seletiva é simples. A população deve fazer a segregação dos resíduos (papel, plástico, metal e vidro) em casa e colocá-los em recipientes/sacos diferentes para cada tipo de material. Em seguida, poderá deixar o material em um dos 10 PEVs implantados na capital.

“Além de ser um sistema de coleta de resíduos recicláveis é também um importante mecanismo de conscientização ambiental para a comunidade”, explica Michelly Noleto, supervisora de Limpeza Pública, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEMDUH). Ela também dá dicas de como separar o lixo para a coleta seletiva. Dentre as dicas, um alerta para o caso dos cacos de vidro, que devem ser enrolados em papel jornal antes de serem acondicionados.

Abaixo, dicas de como separar o lixo para coleta e os locais dos Pontos de Entrega Voluntária em Teresina:

- Plásticos: lave-os para que não fiquem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material;

- Vidros: lave-os e retire as tampas;

- Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados para facilitar o armazenamento;

- Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.
 
Pontos de Entrega Voluntária em Teresina:
- Cabral - Praça Edgar Nogueira, (em frente ao TRE);

- Vermelha – Av. Barão de Gurguéia, Praça Nossa Sra. de Lourdes;

- Ponte Estaiada – Av. Raul Lopes, próximo ao Mirante da Estaiada;

- Fátima – Av. Nossa Sra. de Fátima, Praça da Igreja N. Sra. de Fátima;

- Morada do Sol – Av. Dom Severino com Rua Jaime da Silveira;

- Ilhotas – Av. Mal. Castelo Branco, próximo ao campo de futebol society;

- São Joaquim – Lagoas do Norte

- Poty Velho – Parque Encontro dos Rios

Instalação prevista para amanhã, dia 08;

- Centro – Av. Frei Serafim, próximo ao colégio Sinopse

- Mocambinho – Praça da Telemar;

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais