Cidadeverde.com

Projeto Pai disponibiliza cursos gratuitos de informática com 30 vagas

Imprimir

O Projeto de Atendimento Intergeracional (PAI), unidade de atendimento da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) vinculado a Prefeitura de Teresina, vem disponibilizando desde o dia 26 de setembro inscrições para cursos gratuitos de informática. As inscrições para formação de mais uma turma encerram nessa quinta-feira (09) e podem ser realizadas no horário 7h30 às 19h. 

Os interessados devem comparecer sede da instituição localizada na Rua Presidente Lincoln, 4791, Bairro São Joaquim, levando documentos de identificação como CPF, RG, Foto, além de declaração da escola e cópia de comprovante de residência. Estão aptos a se inscrever pessoas acima de 14 anos.

Os cursos serão ministrados e certificados pelo Senac, dentre eles: Operador, que possui carga horária de 170h a ser realizado pela manhã, Programador de Web, 200h no turno da tarde, e Programador de Sistemas, 240h e acontece à noite. O curso é inteiramente gratuito, inclusive os materiais. As aulas já terão início no dia 4 de novembro. 

Ao todo serão disponibilizadas 30 vagas e, em decorrência da grande procura, os inscritos passarão por seleção socioeconômica. Segundo o coordenador do Projeto Pai, José Gonzaga, muitas pessoas se interessaram e se inscreveram. "No total já temos mais de 40 inscritos, mas temos apenas 10 computadores no laboratório da instituição, as 30 vagas serão distribuídas entre os diferentes turnos, então infelizmente não temos como efetivar todas as matrículas”, explica.

O plano faz parte da política de inclusão digital proposta pelo Governo Federal, que pretende garantir às pessoas que não possuem condições financeiras a disseminação e o uso das tecnologias da informação e comunicação orientadas ao desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ambiental e tecnológico, centrados nas pessoas, em especial nas comunidades e segmentos excluídos.

“A gente sabe que é complicado em pleno  século XXI pensar na sociedade sem as novas tecnologias. Essa política, além reforçar nosso trabalho, que é de tirar essas pessoas da zona de exclusão da sociedade, dá a elas uma oportunidade no mercado de trabalho, já que todos os cursos serão certificados”, esclarece o coordenador.

O Projeto Pai surgiu no ano de 1997 na perspectiva de resgatar as crianças que trabalhavam nas olarias que existiam na zona Norte da capital, onde trabalhavam na fabricação de tijolos deixando, assim, de ir pra escola pra acompanhar os pais na lida diária com esses serviços desgastantes, lá são atendidas 153 crianças e adolescentes, com idades entre 6 a 15 anos, nos turnos da manhã e tarde, e, no turno da noite, são atendidos 50 idosos que praticam aeróbica no local.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais