Cidadeverde.com

Fifa diz que não irá publicar relatório sobre corrupção

Mesmo pressionada, a Fifa anunciou na manhã desta sexta-feira, através do líder de seu Comitê de Ética, que não irá divulgar na íntegra o relatório elaborado por Michael Garcia, que investiga corrupção nas escolhas das sedes da Copa do Mundo de 2018 e 2022, por "questões legais".

Segundo o alemão Hans-Joachim Eckert, presidente da Câmara Adjudicatória do Comitê de Ética da Fifa, "a publicação do relatório colocaria o Comitê e a própria Fifa em uma situação legal muito difícil", disse ele em entrevista concedida ao site oficial da entidade máxima do futebol.

Eckert foi o responsável por receber, em setembro, relatório de 350 páginas elaborado por Garcia sobre o processo que levou às escolhas de Rússia e Catar, respectivamente, como sedes dos Mundiais de 2018 e 2022. Será ele também quem decidirá sobre eventuais punições no caso.

Desde que a investigação de Garcia, que é ex-procurador federal dos Estados Unidos, foi concluída, a Fifa tem sido pressionada para que o relatório seja divulgado. O próprio responsável pelo relatório é um dos críticos da maneira sigilosa com que a Fifa tem tratado o assunto.

Michel Platini, presidente da Uefa, é outro que já se manifestou abertamente pedindo a divulgação da investigação. Parlamentares britânicos também tem interesse no relatório, já que a Inglaterra foi derrotada pela Rússia na escolha para sediar o próximo Mundial.


Fonte: msn

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais