Cidadeverde.com

Fundação passa a oferecer cirurgias de laqueadura e vasectomia esse mês

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde põe em funcionamento a partir desse mês as cirurgias gratuitas de laqueadura e vasectomia para pacientes da capital. Segundo o presidente da FMS, Luiz Lobão, somente podem pleitear os procedimentos pacientes que se adequam a certos critérios.

Para as laqueaduras são aceitas mulheres com mais de 25 anos e mães de dois filhos. A vasectomia é um procedimento destinado a homens. Consiste na interrupção da circulação de espermatozóides. É um procedimento relativamente simples e de rápida recuperação. 

Os pacientes podem pleitear as cirurgias em qualquer uma das 90 unidades de saúde. Lá, depois de preenchido o requerimento, o paciente é encaminhado para uma orientação sobre os tipos de métodos contraceptivos e sobre as cirurgias. O paciente assiste a palestras e tem um tempo de dois meses para decidir se quer ou não se submeter a cirurgia. 

"O casal tem esse tempo para pensar e decidir se o homem fará a vasectomia ou se a mulher é quem fará a laqueadura. Depois de dois meses, a cirurgia é feita. Esse programa já deveria ter sido colocado em prática porque faz parte do planejamento familiar. Mas estamos muito felizes em dar a notícia de que passaremos a oferecer os procedimentos este mês", disse Luiz Lobão em entrevista ao Jornal do Piauí.

As cirurgias serão feitas no Hospital da Polícia Militar. Luiz Lobão explicou que o HPM está fazendo parte do protocolo de atenção básica. 

Leilane Nunes
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais